
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, o clima é de tradicionalismo e de Semana Farroupilha. Por lá, a primeira edição da Gincana Tradicionalista, no ano passado, deu tão certo, que se repete neste ano. A atividade iniciou no dia 29 de agosto, segue até sexta-feira, 19, e envolve estudantes da Educação Infantil, Educação Especial, Anos Iniciais e Ensino Fundamental, além de professores, funcionários e as famílias.
Conforme a diretora, Maria Cristina Dornelles, a ideia principal é propagar e fortalecer a cultura do Rio Grande do Sul dentro da escola. “Buscamos transformar o educandário em um espaço de difusão da tradição gaúcha, incentivando atitudes, valores e comportamentos que reforcem a identidade cultural. O meu grande sonho é ainda criar uma invernada artística na Escola Dois Irmãos”, ressalta.

Os alunos são desafiados todos os dias a tarefas que somam pontos, como por exemplo, provas culturais e esportivas. Entre os desafios propostos, estiveram perguntas e respostas sobre a história e personagens da região, além de atividades inspiradas no cotidiano campeiro, como a tradicional vaca parada, em que vence quem consegue acertar o laço nas duas guampas em até três tentativas, e a prova do chimarrão. Eles também apresentaram danças, músicas, poesias, vestimentas, brinquedos de antigamente e costumes típicos.

No dia de ontem, cada equipe precisou realizar duas tarefas: fazer o nó de lenço gaúcho e levar um representante com as vestimentas que lembrassem a Estátua do Laçador. Entre os personagens, um gaúchinho chamou a atenção e fez o ‘fofurômetro’ explodir. Davi Luís de Souza tem 6 anos e é aluno do Pré B. Da mesma turma, Maíra Santos de Oliveira, de 6 anos, esteve vestida de prenda.
Churrasco como premiação
• Neste ano, um dos diferenciais do projeto foi a integração entre turmas: cada equipe dos Anos Finais adotou uma turma da Educação Infantil, Anos Iniciais ou da Educação Especial. “Dessa forma é possível reforçar o espírito de cooperação e troca de experiências entre diferentes faixas etárias”, comenta.
• Como última prova, na sexta-feira, eles terão que entregar brinquedos para serem doados no Natal Solidário na Caminhada Luminosa, que ocorre em dezembro no bairro Aviação. Conforme conta a diretora, cada turma poderá trazer no máximo 50 brinquedos e será avaliada a qualidade, quantidade e o valor dos brinquedos.
• A gincana encerra oficialmente na segunda-feira, 22, quando será realizada a premiação. As equipes vencedoras e que somarem mais pontos dos turnos da manhã e da tarde receberão um churrasco na escola.