Venâncio Aires contabiliza, neste pleito, 178 seções espalhadas em 86 locais de votação entre cidade e interior. Estes pontos, até às 17h deste domingo, 28, estarão novamente movimentados para o segundo turno, que definirá o novo presidente do Brasil e governadores.
O maior colégio eleitoral do município é a Escola Estadual Zilda de Brito Pereira, que deve receber 2.816 eleitores divididos em oito seções. Os números são do Tribunal Regional Eleitoral. Depois do Zilda, Sociedade de Leituras, Colégio Oliveira Castilhos e Escola Estadual 11 de Maio são os pontos que concentrarão maior movimento, com previsão de mais de 2.500 pessoas para votar em cada um.
Na outra ponta, o menor colégio eleitoral do município está localizado em Linha Cachoeira Baixa, na Sociedade de Damas Sempre Verde, onde apenas 85 eleitores são esperados. A 93ª Zona Eleitoral de Venâncio Aires também é responsável pelos municípios de Mato Leitão (3.728 eleitores divididos em 13 seções) e Boqueirão do Leão (5.369 eleitores para 24 seções).
POUCAS FILASA reportagem percorreu alguns locais de votação na manhã de hoje. Mesmo nos maiores colégios eleitorais, há poucas filas e o processo de votação está mais ágil em comparação ao primeiro turno. Diferente do dia 7, quando eram seis votos para computar, hoje são apenas dois (governador e presidente).
Quanto à biometria, em muitos casos há dificuldade na leitura da digital, o que pode ‘trancar’ um pouco as filas. Ainda assim, o processo neste domingo está mais rápido.