Escolas começam a ‘esquentar’ as baterias para o Carnaval
Por duas noites, a ‘Rua GrandeÂ’ vai receber os desfiles das quatro escolas de samba confirmadas para o carnaval de Venâncio Aires. Nos dias 9 e 11 de fevereiro, a Osvaldo Aranha se transformará na passarela do samba.
A escola de samba Unidos das Vilas – que vai levar para a ‘avenida’ uma homenagem aos 40 anos da Folha do Mate – iniciou os ensaios de bateria na sexta-feira, 23. O próximo ensaio ocorre na quinta-feira. Conforme o presidente Guiomar da Rosa, o Guita, os ensaios iniciam às 20h, na sede da Associação da Vila Freese. “Estamos recebendo inscrições para bateria, passista e ala infantil”, observa.
Nas outras escolas, a maratona de ensaios deve iniciar nas próximas semanas. Conforme o presidente da escola de samba Fiel Tribo Guarani, Guilherme Hautzinger, os ensaios têm previsão para iniciar em dezembro. Sobre a organização das fantasias e carros, o presidente afirma que já está tudo em andamento. ‘A era do gelo na Terra do Chimarrão’, este é tema do samba-enredo que a Fiel escolheu. “Escolhemos este tema por ser um assunto interessante e por ninguém ter abordado ainda”, comenta Hautzinger.
Segundo a vice-presidente da Sociedade Négo Foot Ball Club Sandra Mara da Silva, o tema do samba-enredo este ano irá abordar o passado, o presente e o futuro da sociedade.
Os ensaios tradicionalmente ocorrem na sede da Sociedade Négo Foot Ball Club, e devem ter início, também, nas próximas semanas. De acordo com Sandra, os detalhes, como porta-estandarte, porta-bandeira, rainha de bateria, estão todos definidos.
Conforme a secretária da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo Cleiva Heck, os assuntos específicos do Carnaval serão abordados nas reuniões somente a partir de janeiro. “As escolas aguardam a ajuda financeira mas para isto será agendada uma reunião com o prefeito Airton Artus”, diz.
A reportagem da Folha do Mate não obteve sucesso nas tentativas de entrevista com o presidente da escola Impérios do Samba.