A campanha de vacinação contra a gripe tem mobilizado muitas pessoas que buscam se prevenir, ainda mais aquelas que se encontram em algum grupo de risco. Em época propícia para o aumento de casos de gripe, escolas de Venâncio Aires, por exemplo, não abrem mão de orientar os alunos a se cuidarem e evitarem ter a doença. Entre as principais medidas tomadas, está o uso do álcool gel.
Em uma escola particular de educação infantil de Venâncio, os cuidados para dar um ‘chega para lá’ na gripe são levados a sério. De acordo com a professora Solange Kist, todos os dias, os pequenos passam álcool gel nas mãos. Além disso, com frequência, eles são orientados a lavá-las, inclusive antes de comerem.
Solange conta que percebe uma grande preocupação com a gripe tanto por parte dos professores, bem como, dos pais, estes que, na grande maioria, levaram os filhos para serem vacinados. Na escola, cada criança também possui a própria toalhinha de uso com o objetivo de se evitar qualquer tipo de contaminação.
A professora ressalta que os alunos também são ensinados a não colocarem as mãos na boca quando espirram, mas sim, o braço, para que, ao encostar no colega com as mãos, não o contamine.
Além do mais, Solange conta que, embora poucas crianças tenham apresentado gripe até o momento, também existe um cuidado especial com a ventilação da própria sala de aula. Para que elas não fiquem em um ambiente muito fechado, há sempre uma janela ou porta aberta. “Tentamos sempre manter a sala bem arejada para circular o ar”, comenta. Contudo, se agasalhar bem, segundo a professora, também é muito importante. “O bom é que os pais sempre trazem os filhos bem agasalhados. Não precisamos insistir para mandarem roupas”, acrescenta.
Todo cuidado é importante
Em uma escola estadual de ensino médio do município, a situação não é diferente. De acordo com a diretora Inês Lagasse Mayer, alunos até o sexto ano chegaram a levar para casa bilhetes que continham orientações quanto aos cuidados necessários para prevenir a gripe.
A diretora conta que, para evitar a doença, a escola também adota outras medidas. Quando o inverno se aproxima, os bebedouros de água são lacrados, o que faz cada aluno ter que trazer a própria garrafa com a bebida. Além disso, no caso dos pequenos, estes também precisam trazer de casa toalhas para se secarem.
Em diversos espaços da escola, é possível encontrar algum tubo de álcool gel. A reportagem entrou em uma sala de aula e notou que, assim como orientado pela educandário, a maioria dos alunos possuía a própria garrafa de água e toalhinha. Alguns deles, até tinham nas mochilas tubos de álcool gel.
De acordo com Inês, os professores são instruídos a deixarem as janelas e portas abertas, já que as salas de aula contêm muitas pessoas. “Também pedimos para os alunos lavarem seguido as mãos. Se alguém tem suspeita de gripe A, não pode mais vir para a escola”, comenta. Além disso, a diretora considera importante que os professores também tenham prioridade para serem vacinados contra a gripe em período de campanha. Isso devido ao contato que eles têm com uma grande quantidade de alunos.
Como se prevenir da gripe
– Tome bastante água. Isso fortalece o sistema imunológico;- Tenha uma alimentação saudável, com bastante vitamina C de preferência;- Lave as mãos frequentemente;- Esteja com as vacinas em dia;- Mantenha os ambientes ventilados para evitar a proliferação de vírus e bactérias;- Evite fumar e inalar a fumaça de fumantes;- Exponha ao sol lençóis e edredons antes de usá-los, de preferência lave-os para livrar-se dos ácaros e mofos presentes.