Escolas são foco inicial da Semana do Trânsito
Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateEscolinha de trânsito funcionará de hoje até quinta-feira no Parque do Chimarrão
Escolinha de trânsito funcionará de hoje até quinta-feira no Parque do Chimarrão

Começa hoje, no Dia Nacional do Trânsito, a programação da Semana Municipal do Trânsito de Venâncio Aires. As atividades seguem até sexta-feira, 28, quando a cidade recebe ações de conscientização e de educação. Neste ano, a semana intitulada ‘Nós somos o trânsito’, busca envolver diretamente estudantes e comunidade.

De hoje a quinta-feira, 27, escolas municipais de ensino infantil e de ensino fundamental serão recebidas no Parque Municipal do Chimarrão, para atividades práticas e teóricas. No Ginásio de Exposições foi montada uma escolinha de trânsito, direcionada a crianças e jovens. Na pista de 45 metros de comprimento foram instaladas placas de regulamentação e de advertência. A pista possui ainda dois mini semáforos e faixa de segurança. Os veículos à disposição são bicicletas e triciclos.

O objetivo é envolver a sociedade na reflexão sobre o comportamento de motoristas e pedestres, para que optem por uma conduta mais segura nas ruas e estradas.”

JOÃO ARAÚJOChefe de fiscalização de trânsito

Enquanto um grupo estiver nas atividades práticas, outros participarão de palestra ou de oficina de desenho. Orientações sobre os perigos do efeito do álcool ao volante, uso do celular ao dirigir, o não uso de cinto de segurança e sobre outras irresponsabilidades no trânsito serão repassadas nas falas teóricas. A movimentação ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde.

Estatísticas 

O Brasil é o quinto país entre os recordistas em mortes no trânsito, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fica atrás somente de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Nas rodovias, a principal causa de morte em acidentes é a falta de concentração.

Caminhada 

O encerramento do evento será no dia 28, às 9h, com caminhada pela paz no trânsito, e ocorrerá rua Osvaldo Aranha. O grupo saíra da Praça Evangélica e a dispersão será em frente à Prefeitura. Para essa ação, são convidadas escolas e comunidade. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3982-1025.