Entre obras de vários escritores europeus, a de um brasileiro despertou o interesse da editora Olympia Publishers, de Londres. O escritor venâncio-airense Rafael Lovato assinou um contrato com a empresa europeia, no dia 20 de agosto, para a publicação do livro ‘Deletação: crianças inadequadas, indesejadas? O Estado tem uma situação rápida e indolor para o seu problema’. Após o contrato, a editora tem até um ano para lançar a obra, que transita em torno de conturbadas relações entre pai e filho.
A novela Deletação foi originada do conto ‘Nulla in mundo pax sincera’, adquirido pela Oxford Univesity Press e publicado em seu material didático como modelo de escrita de contos de ficção, em 2010.
De acordo com o escritor Rafael Lovato, ter uma obra selecionada para publicação na Europa não é muito comum entre os escritores brasileiros. “As editoras são muito criteriosas para fazer a seleção das obras. O material é avaliado por uma equipe e passa por várias triagens. Muitas das obras são descartadas já na primeira etapa”, explica.
Diferentemente da novela Deletação, que já passou na primeira fase e foi aprovada por um editor crítico, comercial e geral, da editora Londrina.“A conquista de quebrar as barreiras e ser valorizado enquanto escritor brasileiro por uma escritora europeia tem um significado muito grande. Há vários critérios para aprovação e o custo de uma publicação fora do país é muito alto”, menciona o escritor, que é advogado e, há 15 anos, atua como procurador do Banco Central (Bacen), em Porto Alegre. Assim que o livro for publicado, Lovato pretende ir a Londres para fazer o lançamento.
Obras literárias
A novela Deletação foi lançada no Brasil em agosto deste ano. A obra, escrita em português e inglês, com tradução de Demirse Ruffato, está disponível para pré-venda, no site da editora Coralina, de Cachoeira do Sul. A expectativa do autor é que a comunidade de Venânci Aires tenha contato com o livro e que o tema fomente a discussão, nas rodas de conversa e redes sociais.
Lovato é autor de dez obras, publicadas nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil, e foi colunista da Folha do Mate por vários anos. Para 2022, o escritor pretende lançar o livro de contos ‘Delirium’, em parceria com a mesma editora de Deletação.
LEIA MAIS: