As únicas Coisas Eternas São As Nuvens é a nova produção da Porto Alegre Cia de Dança, que faz sua estreia em Santa Cruz do Sul, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no dia 16 de julho. O espetáculo tem como inspiração o poder sintético das imagens, metáforas, associações insólitas e outros tantos recursos das poesias de Mário Quintana. A apresentação tem entrada gratuita e inicia às 20h.
Quem assina a coreografia é o paulista João Butoh, que utilizou a técnica de dança japonesa Butoh – principal referência de seu trabalho como bailarino, professor e coreógrafo e que inclusive incorporou em seu nome artístico. Considerado o maior expoente desta técnica na América Latina e um dos grandes nomes do Butoh no mundo, é fundador e diretor da Ogawa Butoh Center e da Cia de Butoh, onde pesquisa e desenvolve a Técnica Aiar Butoh, de sua autoria.
“Desde criança recorto poemas e versos de Mario Quintana de jornais e revistas que eu encontro. Esses recortes vindos do universo da obra de Mário Quintana, possibilitam outros recortes, os quais empresto para a minha dança, para o meu universo tão inspirado nesses pequenos detalhes e fragmentos que colecionei por toda a minha vida”, conta o coreógrafo.
No palco encontram-se seres míticos, os anjos de Quintana, que ao som da voz de seu criador e de músicas que o inspiraram, transitam por situações cotidianas. Um espetáculo delicado e esteticamente marcante, que incorpora a dança Butoh como forma de dar vida aos personagens extraídos do universo das obras do poeta, que tinha como característica marcante a genialidade lírica expressa de forma simples e acessível.
O espetáculo faz parte de projeto contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul (FAC-RS).