Estreia hoje em Santa Cruz do Sul o espetáculo ‘As únicas Coisas Eternas São As Nuvens’, produção da Porto Alegre Cia de Dança. A peça tem como inspiração o poder sintético das imagens, metáforas, associações insólitas e outros tantos recursos das poesias de Mário Quintana. A apresentação tem entrada gratuita e inicia às 20h, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), hoje.

Quem assina a coreografia é o paulista João Butoh, que utilizou a técnica de dança japonesa Butoh – principal referência de seu trabalho como bailarino, professor e coreógrafo e que inclusive incorporou em seu nome artístico. Considerado o maior expoente desta técnica na América Latina e um dos grandes nomes do Butoh no mundo, é fundador e diretor da Ogawa Butoh Center e da Cia de Butoh, onde pesquisa e desenvolve a Técnica Aiar Butoh, de sua autoria.

“Desde criança recorto poemas e versos de Mario Quintana de jornais e revistas que eu encontro. Esses recortes vindos do universo da obra de Mário Quintana, possibilitam outros recortes, os quais empresto para a minha dança, para o meu universo tão inspirado nesses pequenos detalhes e fragmentos que colecionei por toda a minha vida”, conta o coreógrafo.

No palco encontram-se seres místicos, os anjos de Quintana, que ao som da voz de seu criador e de músicas que o inspiraram, transitam por situações cotidianas. Um espetáculo delicado e esteticamente marcante, que incorpora a dança Butoh como forma de dar vida aos personagens extraídos do universo das obras do poeta, que tinha como característica marcante a genialidade lírica expressa de forma simples e acessível.

O espetáculo faz parte de projeto contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul (FAC-RS).