
Venâncio Aires - Pela primeira vez dentro da programação do Festival de Balonismo de Venâncio Aires, o Pedal da Integração, organizado pelo Pedal Trilheiro, contou com cerca de 260 ciclistas na sua nona edição, realizado na tarde deste sábado, 22. O trecho de 40 quilômetros, com largada em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, no Centro, incluiu Linha Sapé e Cerro do Baú, e chegada no Parque Municipal do Chimarrão.
De acordo com o presidente do grupo organizador, Marlon Schuch, o evento nasceu da ideia de reunir diferentes grupos de ciclistas para um momento, como o nome indica, de integração. Com o tempo, a iniciativa também passou a atrair participantes sem vínculo com grupos. Na edição deste fim de semana, a segunda do ano, participaram ciclistas de toda a região, como Venâncio Aires, Santa Clara, Mato Leitão, Santa Cruz do Sul, Estrela e Lajeado.
“Foi muito bom. Estamos muito felizes com essa parceria com o Festival de Balonismo, que é algo que queremos seguir com as próximas edições, porque ajuda a atrair interessados tanto no Pedal da Integração, como no festival”, destaca Schuch.
O evento contou com o apoio de Grupo Folha do Mate, GoldenBauch, Hélio Águas, Cresol, Supermercados Lenz e Wollmann Materiais de Construção.
“Muito bem organizado”
Para o representante comercial Evandro Schuck, 34 anos, o Pedal da Integração, mais uma vez, se destacou pela boa administração. “Foi muito bem organizado. Já é um evento que faz parte, digamos assim, do calendário oficial de Venâncio Aires”, avalia. Esta foi a quinta vez que ele participou da programação.
Segundo conta, um dos pontos mais importantes é que não existe um ambiente de competição entre os ciclistas. “É um momento para a gente trocar experiências, conversar com pessoas de outras cidades, ver modelos bicicletas diferentes, umas mais novas, outras mais antigas. É uma baita oportunidade para a gente celebrar o ciclismo e, claro, tomar um chope depois, porque ninguém é de ferro”, brinca.
