Foto: Roni Müller / Folha do MateFeito o dever de casa, agora a Assoeva passa a planejar a volta, em Erechim, para voltar de lá como finalista
Feito o dever de casa, agora a Assoeva passa a planejar a volta, em Erechim, para voltar de lá como finalista

Assoeva/Unisc/ALM 4 a 1 no Atlântico pela ida da fase semifinal da Liga Gaúcha. Que vitória foi essa. Que grande atuação, quanta entrega e empenho da equipe de Venâncio Aires em quadra. É um passo de cada vez mas meio caminho está andado rumo à decisão do Estadual de Futsal 2018.

Na noite desta quarta-feira, no Poliesportivo, a Assoeva fez prevalecer o fator local para derrotar o Atlântico. Depois de sofrer tantas derrotas e eliminações em meio a temporada para o clube de Erechim, a Assoeva precisava dar um basta nisso. Ontem venceu. Agora falta confirmar a classificação. Isso fica para o dia 27, em Erechim.

Assoeva e Atlântico foi morno no primeiro tempo, tanto que o placar ficou em branco. Veio a segunda etapa e a história do jogo mudou. A Assoeva por bem pouco não abriu o marcador aos 45seg quando Dickson, na entrada área, mandou a bola para fora. Foi uma chance de ouro desperdiçada. Quem não perdoou aos 2min foi Boni que no rebote dentro da área mandou para o gol. Do outro lado o Atlântico tem um exímio goleador. Antes dos 5min, Keké deixou tudo igual. O gol surgiu após um chute cruzado de Café, pela esquerda, para dentro da área. Keké, no segundo pau, completou de carrinho.

Aos 6min, Vagner cobrou falta para a Assoeva. Dilvo, do lado do poste, mandou pra fora. Entre erros e acertos, a Assoeva manteve a tranquilidade. Aos 8min15seg, o pivô Dilvo, pela esquerda, acertou o chute a meia altura. A bola bateu no poste, nas costas do goleiro Careca e saiu pelo lado. Aos 9min30seg, numa rápida cobrança de lateral, Éder deixou para Ygor. O camisa 8 levou até o fundo da quadra e arriscou o chute cruzado, em gol. A bola bateu no poste, nas costas de Careca e desta vez cruzou a linha do gol.

Com a vantagem no marcador, a Assoeva jogou como deve ser: marcando na quadra defensiva e saindo na boa para o contra-ataque. Isso foi um pedido que partiu do próprio técnico Malafaia em meio as trocas dos quartetos.

O Atlântico, na reta final do confronto, foi para o tudo ou nada. Nem sempre a jogada de goleiro encaixa. Ontem ao menos foi assim. Quem tirou proveito da situação foi a Assoeva que soube marcar e muito. A 2min do fim, depois que o goleiro André Deko realizou uma grande defesa, Vini Scola pegou a sobra para garantir o terceiro gol. A 11seg do fim, Dimas, também com o gol escancarado, fechou a conta em Assoeva 4 a 1 Atlântico.

A decisão da vaga à final agora será em Erechim.