
Venâncio Aires - Os gritos de gol e os cantos de ‘O bicho pega na Terra do Chimarrão’ que faziam tremer o ginásio Poliesportivo se calaram após a extinção da Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva). No entanto, a trajetória de glórias e conquistas do clube verde e amarelo terá um espaço especial no Museu de Venâncio Aires.

Nesta semana, por meio de iniciativa do ex-capitão e ídolo Boni, foi iniciada a transferência dos troféus mais importantes e de itens como uniformes e pôsteres para o prédio que guarda a história da Capital do Chimarrão. “Para guardar essa história e os feitos de tantos anos. Para que as próximas gerações possam relembrar e conhecer essa trajetória”, destaca o atleta aposentado.
O presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, Cristiano Pilz, afirma que a função do museu é realmente manter a história do município. “Ser o guardião da memória de Venâncio, contar a história a partir de objetivos. E a Assoeva fez parte da vida dos venâncio-airenses por muitos anos”, exemplifica.

Pilz diz que o material será exposto, em data a ser definida. Até o momento, foram levados apenas os troféus e, no futuro, devem ser levados materiais velhos, como uniformes, pôsteres e reportagens do jornal Folha do Mate, por exemplo. “Vamos fazer uma pesquisa para montar uma exposição sobre a Assoeva, não só com os troféus”, explica.
Situação
- A reportagem do Grupo Folha do Mate acompanhou a transferência dos troféus para o Museu de Venâncio Aires na tarde de quarta-feira, 19. Todos os itens restantes da Assoeva estavam em uma pequena sala no ginásio Poliesportivo (antigamente era a Sala de Reuniões do clube), no Parque do Chimarrão, sem uma pessoa responsável pelo cuidado.
- No local encontram-se antigos uniformes, guardado em caixas e jogados no chão, além de todos os troféus conquistados pela equipe. Em breve, eles estarão em exposição e devidamente preservados no Museu da Capital do Chimarrão.
Relembre a história da Assoeva
- A Associação Esportiva Venâncio Aires foi fundada em 2 de agosto de 1982. Inicialmente, o propósito era organizar torneios amadores locais de futebol. Em 2001, sob a gestão de Vianei Hammes, a Assoeva passou a investir e estruturar um time profissional de futsal para disputar o Campeonato Gaúcho.
- O fim da Assoeva se confirmou em 31 de março de 2025. Durante Assembleia na Sala de Reuniões do ginásio Poliesportivo, no Parque do Chimarrão, a diretoria da Assoeva com os sócios presentes bateu martelo para a dissolução da instituição. O principal motivo que levou ao fim da entidade foi o acúmulo de dívidas ao longo dos anos – as cifras não são divulgadas oficialmente.
- Entre os principais títulos estão A Liga Gaúcha em 2017, o Campeonato Gaúcho em 2019, a Supercopa Gaúcha em 2016 e a Copa RS em 2019, além do vice-campeonato da Liga Nacional de Futebol em 2017.