Após os primeiros dias de competição, o Brasil acumula 13 medalhas nos jogos Pan-Americanos (Pan-2015), em Toronto, Canadá, ocupando a quinta posição no quadro. Confira quem são os medalhistas:

OUROS

Foto: Folha de São Paulo / DivulgaçãoMarcelo Sturmer é o primeiro homem a conseguir quatro ouros na história da competição
Marcelo Sturmer é o primeiro homem a conseguir quatro ouros na história da competição

Entre os ouros do Brasil estão as modalidades: Tiro, Judô e Patins 

Com pontuação de 201,8, na pistola de ar de 10 m, Felipe Wu conquistou o primeiro lugar no pódium de tiro à distância. 

Nos tatames, Erika Miranda, da categoria até 60kg feminino, e Charles Chibana, que competiu até 66 kg, foram os destaques do Judô. 

O lajeadense Marcel Sturmer, encantou mais uma vez sob os patins. Ao som de Beatles conseguiu nota 134.2 na apresentação longa (de 4mins10 de duração e que vale 75% da nota final,). Ficou com nota final agregada de 536 pontos. Com essa medalha de ouro em uma mesma modalidade (venceu também em Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011), e ele é o primeiro homem a conseguir quatro ouros na história da competição.

PRATAS

O judoca Felipe Kitadai levou um ippon do equatoriano Lenin Preciado em segundos e teve de se contentar com a prata, no sábado.

Prata do Brasil no K4 da canoagem (com quatro canoístas: Roberto Maehler, Vagner Souta, Celso Dias e Gilvan Bitencourt), foram superados apenas pelo time de Cuba, que conquistou o ouro na categoria. 

A prata da equipe masculina de ginástica artística era o resultado previsto pelo patamar atingido pelos brasileiros. Estão atrás dos norte-americanos que fazem parte da elite da modalidade, mas superam todos os outros times do continente tanto que foram sextos no Mundial. Ou seja, com uma certa melhora, o Brasil pode brigar por medalha na Olimpíada.

A patinadora artística Talitha Haas garantiu mais uma medalha de prata ao time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ontem,  Neste domingo, ela entrou no tablado com uma música espanhola e empolgou a torcida. Porém, os aplausos não foram suficientes para desbancar a argentina Giselle Soler, que ficou com o ouro. A chilena Marisol Villarroel completou o pódio na terceira posição. 

BRONZE

Além do ouro e prata no Judô, Brasil conquistou um bronze na modalidade com Natália Brígida. Ela perdeu apenas para a vice-campeã mundial Paula Paretto. Sua competição teve patamar superior as outras, mas ela ficou atrás. Ainda nos tatames, Rafaela Silva garantiu o terceiro lugar ao bater a Venezuela Anriquelis Barrios na disputa pelo bronze. Agressiva, ela foi para cima logo no começo da luta e conseguiu jogar a rival de costas no chão. Os árbitros chegaram a marcar ippon, mas voltaram atrás e anotaram um wazari.

As meninas da ginástica artística também subiram ao pódium em terceiro lugar. Liderada pela veterana Daniele Hypolito, mas recheada de novatas, a equipe feminina ficou atrás de EUA e Canadá na classificação geral. Além da definição de medalhas, a prova desse domingo serviu como definição dos classificados às finais individuais. E os grandes destaques foram Flávia Saraiva e Daniele Hypolito, que garantiram presença na disputa por três medalhas. Ambas participarão da final individual geral e do solo. Além disso, a caçula do time nacional foi à decisão na trave ao lado da compatriota Julie Kim Sinmon e Daniele foi a única que avançou no salto.

No Rúgbi, as brasileiras ganharam a medalha de bronze na modalidade: foram superadas por EUA e Canadá. 

Também estiveram em terceiro a equipe de hipismo. O quarteto nacional era composto por Leandro da Silva, Sarah Waddell, João Paulo dos Santos e João Victor Oliva, filho da ex­jogadora Hortência. Os Estados Unidos (com 460.506) ficaram com o ouro e o Canadá (454.938), com a prata. 

Foto: Reprodução / DivulgaçãoDez primeiros...
Dez primeiros…

No Futebol, Brasil estreia com vitórias

Com estreia ontem, a seleção de Rogério Micale passou pelo Canadá com um 4 a 1 aplicado sem dificuldades. A equipe ‘recheada’ de jovens abriu o placar com Luciano, do Corinthians, aos 6 minutos. Rômulo, do Bahia; Clayton, do Figueirense; e Erik, do Goiás, construíram a goleada – Babouli completou o placar com o gol de honra dos donos da casa. O próximo jogo do Brasil no torneio de futebol masculino em Toronto será na próxima quinta, contra o Peru. A primeira fase será encerrada na próxima segunda, diante do Panamá.

As brasileiras também entraram em campo para vencer. Com três gols, o Brasil derrotou a Costa Rica. Raquel, que se mostrou uma substituta à altura de Marta, abriu o placar para a seleção. Thaísa ampliou a vantagem e a veterana Formiga decretou a vitória ao fazer o terceiro gol. O Brasil está no Grupo B da competição, ao lado de Costa Rica, Equador e Canadá. O próximo confronto das atletas brasileiras é diante do Equador, na próxima quarta-feira, às 18h30. As brasileiras buscam o terceiro ouro em Jogos Pan-Americanos, depois de saírem vitoriosas em duas oportunidades: em 2003, em Santo Domingo, e em 2007, no Rio de Janeiro.

Saiba quais as modalidades que estarão em ‘campo’ pelo Brasil hoje