A próxima edição da Copa do Mundo está distante e a dor da derrota para a Alemanha, por 7 a 1, ainda está presente na memória dos brasileiros. Com o intuito de apagar a péssima imagem deixada na última edição do maior torneio de futebol, o Brasil começa hoje a disputa das Eliminatórias visando a Copa de 2018. A estreia ocorre em território chileno, a partir das 20h30min.

O técnico Dunga está trabalhando com a Seleção Brasileira visando a estreia contra o Chile e teve alguns problemas de última hora para montar a equipe. O desfalque do atacante Neymar já estava confirmado, mas a lesão de Philippe Coutinho pegou a comissão técnica de surpresa. O jogador do Liverpool vive bom momento e era a esperança de ser a referência técnica do time.

Para a vaga de Coutinho, o experiente Kaká foi chamado e comemorou a boa atuação. “Recebi a convocação com a a alegria de sempre. A minha chamada se deu dentro do critério de coerência adotado pela comissão técnica e não importa a maneira como aconteceu. Lamento a contusão do Philippe Coutinho, mas temos de estar preparados para quando a oportunidade surgir”, ressalta.

Foto: Rafael Ribeiro / CBFAtacante Hulk deve ser a referência no ataque da Seleção Brasileira contra o Chile
Atacante Hulk deve ser a referência no ataque da Seleção Brasileira contra o Chile

Esperança em ex-Grêmio

Com as ausências de Philippe Coutinho e Neymar, a esperança brasileira recaí para Douglas Costa. O ex-jogador do Grêmio e atualmente no Bayern de Munique é destaque no futebol alemão. Com um estilo irreverente, o meia-atacante refuta o rótulo de substituto de Neymar. “Não procuro pensar que vou substituir Neymar e sim que tenho que fazer o meu trabalho. Claro que ele é fantástico e faz falta, mas sabemos lidar com tudo isso”, garante.

Preparação

O técnico Dunga encaminhou a preparação para as Eliminatórias com foco nas jogadas ensaiadas e finalizações. O comandante adotou uma postura de fechar os treinamentos e não deu indícios da formação que deve atuar contra o Chile hoje à noite. A partir das escalações nos últimos amistosos e a coerência adotada pela comissão técnica o time deve ser formado por Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Oscar, Willian e Douglas Costa; Hulk.

Fórmula de disputa

As 10 seleções se enfrentam em turno e returno em grupo único. Os quatro primeiros colocados garantem vaga para a Copa do Mundo Rússia 2018, enquanto o quinto lugar disputa um playoff intercontinental. 

Os critérios de desempate são, na ordem: saldo de gols, gols marcados e confronto direto (somando os dois jogos entre as equipes empatadas e contando gol fora de casa para novo desempate). A competição começa hoje e encerra na temporada de 2017.

Eles (Chile) foram campeões da Copa América, foram muito bem e têm uma equipe fantástica, mas nós também somos fantásticos. Somos a seleção brasileira”, Douglas Costa.

 

1ª rodada

Hoje, dia 8:

16h Bolívia x Uruguai

17h30min Colômbia x Peru

18h Venezuela x Paraguai

20h30min Chile x Brasil

21h Argentina x Equador