Foto: Daniel Heck / Folha do MateRenan Mees, Vanderson Pereira, Tiago Schmidt e Éder Lazzari estão prontos para começar hoje a pré-temporada e deixar o plantel de atletas preparado para a disputa da Divisão de Acesso, a partir de março
Mariel Mees, Vanderson Pereira, Tiago Schmidt e Éder Lazzari estão prontos para começar hoje a pré-temporada e deixar o plantel de atletas preparado para a disputa da Divisão de Acesso, a partir de março

A pré-temporada do Guarani começa hoje, apesar de ainda estar em negociação com jogadores para fechar o plantel e buscar quitar pagamentos com atletas da última temporada. A comissão técnica do rubro-negro dá início aos trabalhos de forma oficial para a disputa da Divisão de Acesso.

A missão do Guarani não é fácil, mas a comissão técnica está otimista para esse início de trabalho. Segundo o técnico Vanderson Pereira, o plantel do time Índio é qualificado e conta com peças que vão honrar a história da equipe de Venâncio Aires.

A apresentação dos jogadores, com a presença da diretoria e comissão técnica, ocorre às 15h, no vestiário do estádio Edmundo Feix. Após os discursos de início de pré-temporada, os jogadores começam o processo de preparação com o preparador físico Mariel Eduardo Mees.

Após quatro anos trabalhando no Barra Futebol Clube, de Santa Catarina, e outros três no futsal, o educador físico terá a sua primeira experiência no Rio Grande do Sul. Homem de confiança do técnico Vanderson Pereira, Mariel acredita que terá uma boa temporada em Venâncio Aires.

“Tirei boas referências do clube, com um histórico de formação excelente e reconhecido no meio. Estou ansioso para a apresentação dos jogadores, vamos trabalhar muito para deixar todos bem preparados e evitar lesões”, projeta Mariel.

Para o técnico Vanderson, o curto período de preparação não será um problema para a temporada. “Nós buscamos jogadores que estão em atividade ou que, pelo menos, não estejam um longo período em inatividade. Lógico que um ou outro alteta vão ter um cuidado especial. Eu acredito que em 40 dias vamos conseguir fazer um bom trabalho, já que nem sempre um período muito longo é positivo”, avalia.

Para a apresentação do plantel de jogadores, a comissão técnica já traçou um planejamento para toda a pré-temporada, mas a partir de hoje o preparador físico Mariel Mees via analisar individualmente cada atleta para identificar as necessidades individuais dos profissionais.

A projeção do fisicultor é de que o início de trabalho seja na busca por uma qualificação do aspecto aérobico. “As duas prirmeiras semanas de pré-temporada buscam dar uma base aérobia aos atletas, muitos trabalhos preventivos de lesões. Depois vamos passando para os níveis de força e potência”, explica Mariel.

O preparador físico do Guarani explica que é preciso ter paciência na pré-temporada para não gerar lesões no decorrer da Divisão de Acesso. “O fundamental é não pular etapas neste início. Se quisermos dar uma preparação física imediata, em duas semanas, a tendência é de que tenhamos uma temporada de lesões. É preciso ter calma e separar a equipe em grupos de condicionamento”

A comissão técnica e a diretoria seguem atentas ao mercado para viabilizar a contratação de algumas peças. As principais preocupações são com relação a zaga e ao ataque. “Nós negociamos com o Vagno, um zagueiro experiente que é da minha confiança, mas ele teve uma proposta muito boa de São Paulo, então ficou complicado neste momento. Estamos conversando ainda com ele. Outro setor que merece a nossa atenção é o ataque, onde estamos em busca de um jogador finalizador, aquele camisa 9”, afirma Vanderson.

Os jogadores do Guarani começam a chegar hoje e a expectativa é de que até o início da próxima semana o plantel esteja definido.