Paulo Pezzolano e Luís Castro são os novos treinadores da dupla Gre-Nal
(Fotos: Ricardo Duarte e Lucas Uebel/Divulgação)
Paulo Pezzolano e Luís Castro são os novos treinadores da dupla Gre-Nal (Fotos: Ricardo Duarte e Lucas Uebel/Divulgação)

Rio Grande do Sul - Mal deu tempo de descansar após o final da temporada passada e o futebol gaúcho já inicia o ano de 2026. Tradicionalmente, o Campeonato Gaúcho tem as primeiras rodadas nos últimos dias de janeiro, contudo, neste ano a abertura é antecipada em decorrência da paralisação que o futebol brasileiro terá durante a Copa do Mundo, realizada entre junho e julho.

Além de ser jogado de forma simultânea ao Campeonato Brasileiro – também antecipado para o dia 28 de janeiro -, o Gauchão também tem novidade na fórmula de disputa. São 12 times, divididos em dois grupos com seis, com as equipes enfrentando as do outro grupo.

Os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, enquanto que os dois de cada grupo que não se classificarem se juntam para disputar um quadrangular do rebaixamento, em dois turnos, todos contra todos. No total, serão 11 datas de disputa, uma a menos que a edição do ano passado.

Fase eliminatória

Nas quartas de final, dentro da mesma chave, o líder enfrenta o quarto, e o segundo encara o terceiro, em jogo único, com mando da equipe de melhor campanha. Os quatro times eliminados nesta fase terão outra disputa, da Taça Farroupilha, valendo uma vaga na Copa do Brasil de 2027.

Por fim, semifinais e a final serão em jogos de ida e volta – assim como os confrontos da Taça Farroupilha. O time de melhor campanha no somatório das fases decide em casa. O chaveamento da semifinal será definido pela classificação geral das equipes, considerando a primeira fase e as quartas de final.

Preparação da dupla para o Gauchão

Após um final turbulento de 2025, quando escapou do rebaixamento para a Série B na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter busca uma reformulação no elenco, mas sofre com limitações financeiras. Por conta disso, até o momento não anunciou nenhum reforço e perdeu peças importantes do elenco da última temporada.

Saíram o zagueiro Vitão (Flamengo), atacante Ricardo Mathias (Al-Ahli) e o volante Luis Otávio (Orlando City. As principais chegadas são nos bastidores, com a confirmação de Abel Braga como diretor técnico, Fabinho Soldado como diretor-executivo e o uruguaio Paulo Pezzolano para treinador. A estreia é contra o Novo Hamburgo, no domingo, 11, às 18h no Estádio Beira-Rio.

No lado tricolor, também foram poucos contratações. Apesar de ter dois nomes de peso encaminhados, os atacantes Tetê e José Enamorado, o Grêmio anunciou de forma oficial apenas o lateral-esquerdo Caio Paulista e o treinador português Luís Castro.

Atual campeão, o Internacional é a equipe com mais títulos da história do Campeonato Gaúcho com 46 conquistas, seguido do Grêmio com 43. Guarany de Bagé tem dois troféus, Juventude, Brasil de Pelotas, Bagé, Pelotas, Novo Hamburgo, Caxias, Rio-Grandense, Farroupilha, Grêmio Santanense, Rio Grande, Cruzeiro, Americano, São Paulo de Rio Grande e Renner tem uma conquista cada.

De saída, Alysson (Aston Villa), Ronald (Fortaleza), Jorge (Ceará), Jardiel (Novorizontino), João Lucas (Remo), Cristian Olivera (Bahia), Camilo (Chapecoense) e Jemerson (rescindiu contrato). A estreia será em Santa Cruz do Sul, contra o Avenida, no sábado, às 21h.

Avenida

Representante da região dos vales, o Avenida, de Santa Cruz do Sul, do técnico Gabriel Dutra, já tem o Grêmio pela frente logo na primeira rodada. A equipe busca, com reforços, realizar uma campanha que garanta a manutenção na elite do futebol gaúcho e, quem sabe, beliscar uma vaga em competição nacional.

Durante a pré-temporada, a equipe teve três empates (Sindicato dos Atletas, Inter-SM e Guarany de Bagé) e uma derrota para o São Luiz, na decisão da Copa L4.

Quem subiu

As novidades para este ano são o Inter de Santa Maria e o Novo Hamburgo. O clube de Santa Maria retorna após quase duas décadas de ausência, enquanto que o Novo Hamburgo está de volta após a queda há duas temporadas. O Noia foi o último campeão fora da dupla Gre-Nal, em 2017.

Chaveamento

  • Grupo A: Avenida, Guarany de Bagé, Internacional, Juventude, São José e São Luiz
  • Grupo B: Caxias, Grêmio, Inter de Santa Maria, Monsoon, Novo Hamburgo e Ypiranga

Primeira rodada do Gauchão

Sábado, 10

  • 16h: Alfredo Jaconi – Juventude x Ypiranga
  • 19h: Estrela D’Alva – Guarany de Bagé x Monsoon
  • 21h: Eucaliptos – Avenida x Grêmio

Domingo, 11

  • 16h: 19 de Outubro – São Luiz x Caxias
  • 18h: Beira-rio – Internacional x Novo Hamburgo
  • 19h: Francisco Novelletto – São José x Inter-SM
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.