
Venâncio Aires - A pesada camisa de Venâncio Aires estará novamente representada em mais uma edição da Copa Verão de Beach Soccer, o famoso futebol de areia. O torneio será disputado nas areias de Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho. Neste ano, a Capital Nacional do Chimarrão terá representantes nas categorias Veterano, Máster e Sênior.
A estreia está marcada para o domingo, 18, com adversários a serem definidos ainda. Na categoria Veterano (40 anos), são oito equipes e cada uma jogará dois jogos no dia 18 e um em 1º de fevereiro. As quatro melhores disputam a semifinal, também no dia 1º de fevereiro, e os vencedores fazem a decisão no fim de semana seguinte, 8 de fevereiro.
Já a categoria Máster (50 anos) conta com 10 times inscritos, seguindo a mesma fórmula e dias do Veterano. Enquanto que a novidade é a Sênior, para atletas acima de 60 anos, que terá quatro equipes, cada uma joga dois jogos no dia 25 de janeiro e um em 2 de fevereiro. A semifinal também será no dia 1º de fevereiro e os vencedores fazem a final em 8 de fevereiro. Todos as partidas são realizadas em domingos.
Expectativa
Segundo um dos treinadores, Marcos Bresciani, a preparação do elenco ocorre desde novembro de 2025 visando a sétima participação na Copa Capão da Canoa de Beach Soccer. Para o Veterano, atual vice-campeão, Bresciani afirma que a busca é pelo título inédito. “Já temos confirmados seis novos atletas em relação ano passado. Os goleiros Rodrigo e Marvel, os frentes Marcus Konzen e Pauleti, e os fixos Júlio Severo e Kika”, comenta.
Na equipe Máster, que já tem dois títulos e um vice-campeonato, a meta é retomar o protagonismo de anos anteriores. “As novidades são o goleiro Giovani, de Santa Cruz, o goleiro Elias, o ala Ademir e o frente Marcelão. São as quatro novidades no plantel para 2026”, acrescenta.
Já na Sênior está a maior chance de título, segundo Bresciani. Boa parte do elenco já conquistou troféus em Capão da Canoa em anos anteriores, na categoria Máster. “É uma equipe de muita qualidade, especialmente para a idade de 60 anos, e nessa categoria, com certeza, o objetivo principal é trazer o título para Venâncio”, completa o treinador.
Categoria Veterano
- Venâncio – Venâncio Aires
- Ponte Preta – Santa Cruz do Sul
- Saulo – Canoas
- Cruzeiro – Gravataí
- Cruzeiro – Maquiné
- Xangri-lá – Xangri-lá
- Laguna – Capão da Canoa
- São Jorge – Capão da Canoa
Categoria Máster
- Venâncio – Venâncio Aires
- AABBOC – Porto Alegre
- AFA – Novo Hamburgo
- Estofaria Treviso – Garibaldi
- Unidos/São José – São Leopoldo
- Eldorado do Sul – Eldorado
- Xangri-la – Xangrilá
- Atlântico Sul – Xangrilá
- CCFC – Capão da Canoa
- A definir
Categoria Sênior
- Venâncio – Venâncio Aires
- AFA – Novo Hamburgo
- CEVA – Capão da Canoa
- Praia do Araça – Capão da Canoa
Atletas confirmados
- Veterano – 40 anos (pode dois atletas de 1988): goleiros Marvel, Rodrigo e Rafa; Moisés Tobata, Márcio Borba, Nenê, Fuca, Felipe, Peda, Pauleti, Bocão, Júlio Severo, Marcus Konzen e Kika. Treinadores: Vilson Mahl e Marcelo Hinterholz.
- Máster – 50 anos (pode dois atletas de 1978): goleiros Elias e Giovani; Sabiá, Valdir, Jairzinho, Cristiano Boneco, Roxo, João Fernando, Capela, Traíra, Zé Peiter, Ademir, Gersinho, Valmorzinho e Marcelão. Treinador: Ari Weber.
- Sênior – 60 anos (pode quatro atletas de 1968): goleiro Oneide, Valdir, Neu, Macedo, Nilson Oliveira, Elson, Marino, Carlinhos e Zezé. Treinadores: Marcos Bresciani e Vilson Mahl.
Venâncio Aires já foi campeão em três oportunidades. Com a categoria Máster, o primeiro título foi no Bolamar de 2012, em Tramandaí. Depois levantou o título em Capão da Canoa nas temporadas 2018 e 2019. Na categoria Veterano ficou o vice-campeonato ano passado.