
Um dia ele ajudava o pai José e os irmãos na lavoura em Linha Sapé, interior de Venâncio Aires. No outro, desfilava pelos gramados do Brasil como goleiro de equipes como Vasco, Fortaleza e Ceará. O venâncio-airense Fernando Miguel Kaufmann, de 40 anos, é jogador do Ceará e tem uma carreira de mais de duas décadas no futebol.
No entanto, a origem dele remonta à simplicidade, mas também à felicidade. “Tive um pai e uma mãe que foram exemplo de superação e vizinhos, familiares e amigos que não nos deixavam na mão nunca. Então se cheguei onde cheguei, é por ter nascido numa terra abençoada, rodeado de boas pessoas e com bases muito fortes”, afirma o goleiro.

Natural de Linha Sapé, ele relembra que ajudava os parentes no campo, mas que o momento de maior diversão quando criança era jogar futebol. Com primos, tios, avós, irmãos e amigos, Fernando tinha o campo do Fluminense de Linha Sapé como ponto de encontro. “Meus primeiros passos foram ali, primeiro como diversão, depois jogando a Taça da Amizade”, lembra.
Agora desativada, a Taça da Amizade traz boas memórias para o goleiro. Segundo ele, era uma competição incrível e cada domingo de jogo era especial. Com 15 anos e jogando entre os “mais velhos”, ele deu início à trajetória no esporte.
O início da carreira de Fernando
Os primeiros passos foram no Esporte Clube Guarani, em 2004. No entanto, no mesmo ano surgiu a oportunidade de ingressar nas categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre. O tipo de chance que não se pode desperdiçar. “Nunca é fácil sair de casa, mas quando a gente tem um sonho e gosta do que faz, se torna um pouco menos difícil. Jogar futebol é o sonho de praticamente toda criança brasileira, e consegui alcançar esse sonho”, comemora.
Posteriormente ao Grêmio, rodou pelo interior gaúcho em clubes como Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, Lajeadense e Juventude. Em 2013, com destaque no clube da Serra Gaúcha, foi contratado pelo Vitória, da Bahia, clube no qual ficou por quatro anos, entre 2014 e 2017, com mais de 100 jogos disputados.
Ainda passou pelo Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, por três temporadas, sendo duas como o goleiro titular do clube. Depois teve chances no Atlético Goianiense, no Fortaleza e Ceará, atual equipe de Fernando Miguel. A curiosidade é que ele é campeão cearense nos últimos quatro anos e por duas equipes diferentes.
“Venâncio é meu chão, onde minhas raízes foram nutridas, onde fui educado e aprendi valores, princípios e responsabilidades. Me sinto uma pessoa abençoada. Tive a sorte de nascer e me criar numa comunidade onde os jovens tinham espaço, os mais velhos tinham orgulho da gente e gostavam de nos ter por perto.”
FERNANDO MIGUEL
Goleiro do Ceará
Em Venâncio, o local para recarregar as energias
Fernando conta que adora voltar para Venâncio Aires e rever família e amigos. Conforme o goleiro, ele ainda tem casa na cidade, e a família dele e da esposa, Laura Leonhardt, são da Capital do Chimarrão. “Meu vínculo é forte e vai ser assim para sempre. A cada fim de temporada, é onde recarrego as energias.”

Por falar em recarregar as energias, um atleta aos 40 anos, mesmo que não queira, já começa a ter pensamentos sobre a aposentadoria. Ele brinca que é óbvio que está mais perto do fim do que do começo da carreira, mas prefere curtir o momento e desfrutar dos jogos. “Na hora que for parar, eu sei que vou ter a serenidade necessária para entender. E, sim, Venâncio é uma das possibilidades do meu pós-carreira. Certeza que volto, ao menos por um tempo”, completa.
Trajetória e atuação profissional de Fernando
• Fernando Miguel Kaufmann, com 40 anos, já passou pelo Guarani de Venâncio Aires, Grêmio, Brasil de Pelotas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Arapongas (Paraná), Londrina (Paraná), Esportivo, Lajeadense, Juventude, Vitória (Bahia), Vasco da Gama (Rio de Janeiro), Atlético Goianiense (Goiás), Fortaleza (Ceará) e Ceará.
• Nesta temporada, atuou em oito jogos e sofreu quatro gols. Tem quatro partidas no Campeonato Brasileiro Série A, um pela Copa do Brasil, duas pelo Campeonato Cearense e uma pela Copa do Nordeste. Atualmente, é o goleiro titular do time cearense.
• O arqueiro sofre uma lesão no joelho esquerdo em fevereiro de 2024, durante um treino. Ele fez cirurgia em março do mesmo ano. O procedimento foi de reconstrução do ligamento cruzado anterior, reforço do ligamento anterolateral e reparo dos meniscos lateral e medial do joelho esquerdo. Ele retornou aos gramados apenas em fevereiro de 2025.
Títulos de Fernando
Campeonato Baiano (2016 e 2017)
Campeonato Cearense (2022, 23, 24 e 25)
Copa Federação Gaúcha de Futebol (2012)
Copa do Nordeste (2022)