
A ‘luta’ por uma vaga no grupo do Guarani que vai disputar a Divisão de Acesso em 2019 começa neste sábado, 8, no interior de Venâncio Aires. O Índio enfrenta o Palanque, vice-campeão do Regional da Aslivata no ano passado, em partida amistosa. O compromisso servirá para que o treinador Leocir Dall’Astra possa ver em ação os jovens talentos que, desde segunda-feira, 3, participam de período de avaliação. Os trabalhos vêm sendo realizados em dois turnos, no Estádio Edmundo Feix.
Entre atividades técnico-táticas durante a semana, Dall’Astra reservou alguns minutos para treinamentos coletivos, pois precisava ter uma ideia de time para o confronto deste domingo. E o treinador já tem em mente os 11 jogadores que devem iniciar o duelo diante do Palanque. No gol, Felipe é o escolhido. A defesa está montada com Maurício Drago, João, Rafael e Augusto. Vinícius Alemão, Marquinhos, Yuri e Cristiano Saleb formam a meia-cancha. E Ivanaldo e Rômulo são os atacantes titulares.
Para a segunda etapa do amistoso, o comandante do Índio adianta que “devemos ter quase um time inteiro diferente”. Dall’Astra diz que o desempenho dos postulantes a uma vaga no time de cima tem sido satisfatório e que quer observar atentamente como cada garoto se sai diante de um jogo amistoso. “Acompanhamos uma movimentação bem interessante da garotada com dedicação, que é um pedido nosso, e vamos dar oportunidade a estes jovens para que mostrem suas qualidades no sábado”, comenta.
DIVISÃO – Já na próxima semana, o comandante do Índio e a direção devem iniciar a divisão de grupos com vistas à temporada 2019. Atletas que seguirem nos planos vão continuar treinando com Dall’Astra e o preparador físico José Lummertz. Jogadores mais jovens terão horários diferenciados, já que o Rubro-Negro vai disputar o Gauchão Juvenil, com Luiz Bertran, o Chicão, como treinador. Outros boleiros devem chegar para testes ainda durante o mês de dezembro, já que a apresentação oficial ocorre nos primeiros dias de 2019.
Jogos contra Avenida e Juventude confirmados
Nesta sexta-feira, 7, o diretor de futebol Éder Silva confirmou que, além do amistoso deste sábado, outros dois confrontos serão disputados antes do fim do ano. No próximo sábado, 15, o Juventude vem a Venâncio Aires com a sua equipe que participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O duelo está acertado para o Estádio Edmundo Feix, mas ainda não tem horário definido. Outro jogo que devem chamar a atenção do torcedor venâncio-airense ocorre no dia 22, também em casa, diante do Avenida, de Santa Cruz do Sul, clube que recentemente conquistou o título da Copa Wianey Carlet, a Copinha.
Para quarta-feira, 12, há a possibilidade de que os jovens do Guarani recebam o São José, de Porto Alegre, para mais um teste de fogo. Também segue em análise um amistoso contra o Flor de Maio, campeão do Regional da Aslivata de 2017. “Estamos buscando adversários para que possamos ver essa gurizada em campo. O jogo contra o Juventude, no dia 15, deve ser confirmado para as 11h, pois antes pretendemos fazer uma preliminar com ex-atletas do Guarani, partida que é tradicional e ocorre todos os anos”, destaca o diretor de futebol do clube.
CONTRATAÇÕES
1 Em relação a nomes, os gestores do Guarani seguem com a estratégia de esperar a apresentação oficial para confirmar contratações. O treinador Leocir Dall’Astra, o empresário Fernando Otto – responsável pela gestão compartilhada do Índio em 2019 – e o presidente do clube, Serginho Batista, são pretendem anunciar jogadores no início de janeiro.
2 Nos bastidores, fala-se em pelo menos dez atletas já encaminhados para o plantel profissional. Jogadores ligados a Fernando Otto ainda devem chegar para reforçar o elenco, que será completado com jovens talentos que passam pelo período de avaliação no Estádio Edmundo Feix. O grupo deve ter entre 25 e 30 jogadores já no começo da temporada, provavelmente no dia 2 de janeiro.
3 A cautela dos gestores é compreensível. Somente esta semana, três jogadores que mantinham tratativas com o Rubro-Negro comunicaram que receberam melhores propostas para se transferirem a outros clubes. A estratégia é assinar contrato, para apenas depois anunciar qualquer contratação. Enquanto isso, a equipe mantém negociações para ter “uma espinha dorsal experiente, mesclada com jovens talentos”, como define o treinador Leocir Dall’Astra.
“A aplicação durante os treinamentos está muito boa, mas preciso ver essa garotada jogando. Está agradável e satisfatório, porém precisamos dar mais tempo para ver quem realmente se destaca.”LEOCIR DALL’ASTRATreinador do Guarani