
Venâncio Aires - O tradicional clássico Gre-Nal da galera da A Fúria, disputado sempre no dia 31 de dezembro, tem em 2025 novidade justamente em relação a data. O ferrenho encontro será no último domingo do ano. Sendo assim, a bola vai rolar neste fim de semana. A grade de programação para o gramado localizado na rua Fredolino Carlos Schirrmann, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Santa Tecla, está totalmente definida.
Como não poderia ser diferente, a motivação, corneta e até mesmo as apostas iniciaram desde a mobilização mais constante dos líderes das duas equipes para o evento neste domingo. “Chega o dia do clássico e tudo é uma festa. Termina o Gre-Nal e já se pensa no próximo. Só para quem está diretamente envolvido com tudo isso é que consegue explicar o verdadeiro sentimento de um evento que não se tem um número exato mas que com certeza beira seus 30 anos”, destaca Paulo Prestes, líder do time Colorado.
Pauléte relata que o evento deixa de ser realizado no dia 31 com o propósito de envolver ainda mais pessoas. “Tem o pessoal que no último dia do ano muitas vezes deixa de acompanhar o clássico por não estar mais na cidade ou até por compromissos de organização da festa de virada de ano com seus familiares. Essa antecipação do clássico para o domingo só reforça ainda mais as duas equipes. Vai ser legal, bem bacana mesmo. Clássico é clássico e ninguém quer perder. Só tenho a dizer que o Inter venceu a última e que pretendemos manter a hegemonia. Não tem pra eles”, enfatiza o ‘meia atacante’.
A organização
Pauléte ressalta que o clássico tem de cada um defender a sua camisa mas que para o evento ter o amplo destaque que alcançou, a união de todos foi fundamental. “Para a realização do evento todos vestem a mesma camisa que é da A Fúria. O evento requer diversas frentes. Tem o pessoal que tem a obrigação de cuidar do campo. Tem quem são os líderes das torcidas organizadas. Tem o pessoal que cuida da parte de estrutura (banheiros químicos, corte e marcação do gramado, pintura das goleiras, redes e mais a copa). São muitos os envolvidos. Cada um faz sua parte para sempre termos o pleno êxito no final”, explica o coordenador.
Ele cita que a arquibancada existente não será suficiente para acomodar à todos. “O pessoal pode trazer sua cadeira de praia e optar em assistir ao jogo no ponto que preferir. Vale a torcida para todos. Ver e ter nossas dependências neste domingo com um grande público presente será uma enorme satisfação para todos os integrantes da coordenação”, completa o Colorado.
Os jogos
A largada do evento da A Fúria terá dois clássicos entre a garotada. O jogo para os maiores (infantil) começa às 8h e para os menores (mirim) às 9h.
O Gre-Nal na categoria Veteranos tem início previsto para as 10h15min.
O primeiro jogo da tarde será entre o time do prefeito Jarbas da Rosa contra um combinado da A Fúria.
O Feminino também terá seu clássico. Esse deve começar às 15h15min. O time vermelho venceu em 2022 e 2023. Em 2024 deu Grêmio por 6 a 0.
Fechando o dia, o clássico que todos querem ver e aguardam com enorme expectativa. Gremistas e colorados estarão em ação a partir das 16h30min. Ambas agremiações já prometem uma festa na chegada. Vai ter carreata e tudo. Um querendo fazer a festa mais bonita que o adversário. O foguetório é livre. Dentro das quatro linhas ambas equipes irão medir forças. Não vale piscar, nem segurar, nem empurrar e muito menos pressionar. Dizem que não vale só que na prática, quando a bola rolar, vale tudo e mais um pouco na busca pelo melhor resultado.
A ação social
Como é de praxe, a A Fúria disponibilizará um ponto de coleta de mantimentos não perecíveis. A ação visa arrecadar alimentos que posteriormente serão doados para famílias carentes do bairro Santa Tecla, Vila Freese e arredores. Ao longo do dia, o ponto de coleta será instalado nas imediações da copa. “Nessa ação em 2023 foram arrecadados 90 quilos. Superamos a marca em 2024 e agora em 2025 pretendemos quem sabe passar dos 100 quilos. Se todos colaborarem, chegaremos lá”, completa Pauléte.