
O trabalho da pré-temporada no Guarani, dias após dia, vai sendo incrementado com diversas atividades. Se nos primeiros dias de janeiro o foco foi a apresentação, a conversa, testes e avaliações, a partir desta semana a prioridade será a preparação física dos atletas.
Nesta segunda-feira, 7, foi o primeiro dia de academia, de forma efetiva. Sob coordenação do preparador físico José Lummertz, parte do grupo mais jovem, além dos goleiros, esteve em uma academia do centro de Venâncio Aires.
Segundo Lummertz, a prioridade é garantir a adaptação muscular dos jogadores, principalmente nas pernas. “Vamos trabalhar diferentes cargas, trabalho de força, condicionamento e potência”, resume. Nesta terça-feira pela manhã, haverá novo trabalho focado nos membros inferiores, com uma atividade prevista em uma cancha de areia. “Se chover, eles voltam para a academia. Nossa ideia é trabalhar na academia até três vezes por semana.”
Mas, antes que os atletas sintam ‘saudade’ da bola, a comissão técnica garante que todo trabalho físico será paralelo aos treinos táticos e técnicos. “Já se foi o tempo em que o grupo ficava semanas só na parte física. Hoje não. Os trabalhos com bola fazem parte desde os primeiros dias da pré-temporada”, destacou Lummertz.
UM PASSO DE CADA VEZSatisfeito com o grupo, que reúne desde os mais garotos até os mais experientes, o técnico Leocir Dall’Astra ressaltou que os atletas estão focados, mas que ainda é preciso tempo. “Vamos enfrentar dificuldades, claro, até porque tem muitos guris que ainda não tiveram experiência em grupo profissional. Mas, com certeza, será um grupo competitivo.”
O treinador ainda falou da perspectiva em 2019 e de que é preciso dar um passo de cada vez. “A primeira coisa que almejamos é a classificação para a fase seguinte da Divisão de Acesso. Só pode conquistar algo, quem se classificar, então vamos pensar assim.”
Sobre manter ou não a quantidade de atletas, que hoje chega a 35, Leocir Dall’Astra disse que ainda não há uma definição. “Só teremos certeza quando começarem os treinos dos juniores. Mas mesmo assim, o grupo seguirá totalmente integrado.”
