Guarani, firme, forte e valente, vai agora em busca do título. O primeiro 'capítulo' será na Serra Gaúcha. (Foto: Roni Müller)
Guarani, firme, forte e valente, vai agora em busca do título. O primeiro 'capítulo' será na Serra Gaúcha. (Foto: Roni Müller)

Venâncio Aires - Ainda em meio a ‘ressaca’ após carimbar a classificação do Esporte Clube Guarani à Divisão de Acesso em 2026, diretoria, comissão técnica e jogadores têm algo a buscar para fechar com pleno êxito a temporada 2025. Ainda tem a decisão do título da Terceirona Gaúcha. A finalíssima de ida contra a Apafut, de Caxias do Sul, será disputada nesta quinta-feira, 4. O jogo das 15h será disputado no gramado do Complexo do Sesi, em Caxias do Sul. O torcedor poderá acompanhar o jogo que terá transmissão da Rádio Terra FM 105.1

Depois da vitória por 4 a 0 no domingo, no jogo de volta da semifinal diante do Rio Grande, a festa se prolongou no Edmundo Feix. Depois da folga no dia seguinte, a terça-feira foi de atividades na parte da tarde. “A vaga à Divisão de Acesso foi conquistada a exemplo da nossa presença na decisão da Terceirona. Aqui chegamos e agora vamos jogar pelo título que é algo de grande importância para cada um de nós. Mesmo em meio à alegria do acesso, agora temos 180 minutos onde pretendemos ser campeões. Agora só falta o título”, destaca o técnico Éder Lazzari que, na manhã de quarta-feira, comandou o treinamento apronto para a primeira partida da decisão.

Para o jogo diante da Apafut contra quem o Guarani vem de uma invencibilidade de dois anos – três vitórias, um empate, sete gols marcados e três sofridos – o comandante do Rubro-negro opta por anunciar a formação titular somente momentos antes da bola rolar. “A questão não está em esconder o jogo. Estamos deixando os atletas bem à vontade e se porventura alguém de última hora mostrar algum desgaste a mais, iremos recompor, sempre buscando manter a nível de competitividade do time em alta.

Todos nós querenos esse título”, completa o técnico.

A delegação do Guarani viaja na parte da manhã para Caxias do Sul. Na sexta-feira o treino será na parte da tarde. A última atividade antes da decisão de domingo será no sábado, 6, pela manhã, no Edmundo Feix.

Os dois jogos entre Guarani e Apafut em 2024

As equipes se defrontaram em duas oportunidades ao longo da primeira fase. O primeiro encontro foi no dia 12 de outubro, no Edmundo Feix. O resultado apontou o empate em 0 a 0.

Naquela oportunidade, a equipe do técnico Alexandre Bindé teve Cainã, Jhuan, Denis (Gabriel), Fabão e Paulinho (Guilherme); Sampson, Pedro Marx (Christian), Nathan Flores (Robyson) e Nathan Zamith; Nerea (Cristian) e Pitter.

O segundo jogo, no dia 16 de outubro, foi disputado no Sesi, em Caxias do Sul. O confronto válido pela rodada de número 4 – começo do returno – teve a vitória do Guarani pelo placar de 1 a 0. Nathan Zamith, aos dois minutos da etapa complementar, marcou de cabeça o gol isolado do jogo. Foi o primeiro gol do Guarani na classificatória que resultou igualmente na primeira vitória na Série A2. O time atuou com Cainã, Jhuan, Denis, Fabão (Turatti) e Paulinho (Guilherme); Sampson, Pedro Marx, Nathan Flores (Robyson) e Nathan Zamith; Nerea (Gustavo Martins) e Pitter (Cristian).

Os dois jogos entre Guarani e Apafut até agora em 2025

Ao longo da fase classificatória da Terceirona Gaúcha, o primeiro encontro foi no dia 5 de outubro, no Sesi, em Caxias do Sul. Naquela ocasião estava em disputa a liderança isolada da Chave ‘A’ logo na segunda rodada (Guarani venceu na estreia o Novo Horizonte por 7 a 0 e a Apafut fez 2 a 0 no Nova Prata). O Guarani fechou a primeira etapa em desvantagem. A Apafut fez 1 a 0 com Leo Faria. A virada no segundo tempo se confirmou com gols de Murilo Xavier e Lucão. Sob o comando de Gilmar Iser, o Guarani teve Maicon, Cairu, Turrati, Dieter e Gabryel (Marco Antônio); Sampson, Murilo Xavier, Vitor (Igor) e Pablo Müller (Matheus Henrique); Mulita (Helamã) e Lucão.

Contra a Apafut, no Edmundo Feix, no dia 9 de novembro, o Guarani encerrou a participação na classificatória. A vitória por 4 a 2 foi com gols de Dieter, Sampson, Igor e Lucão. O Guarani teve Maicon, Marco Antônio (Cairu), Turatti, Dieter e Gabryel; Sampson, Murilo Xavier, Vitor (Igor) e Nathan Zamith (Matheus Henrique); Mulita (Pablo) e Lucão (Helamã).