
Rio Grande do Sul - A conquista da Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2025 colocou o Guarani novamente em evidência no cenário estadual. O título valorizou atletas e comissão técnica. Passados alguns meses, o primeiro semestre de 2026 revela um cenário heterogêneo para os campeões: alguns garantiram sequência no futebol profissional, outros seguem em negociação e parte do grupo enfrenta a instabilidade típica das divisões de acesso.
O goleiro Maicon seguiu na região e acertou com o Avenida, enquanto Cairu, Dieter e Lucão defendem o São José, de Porto Alegre, para jogar o Gauchão Série A. O zagueir Dênis recebeu propostas do Rio de Janeiro e do Acre, mas não houve acordo financeiro. Enquanto aguarda nova oportunidade no futebol profissional, optou por atuar no futebol amador da região, em Monte Alverne.
Outros nomes
Outros nomes tomaram rumos fora do Rio Grande do Sul. O volante Sampson retorna ao Primavera, onde foi campeão do Campeonato Mato-Grossense. O jovem Nathan Zamith acertou com o Itabirito (Minas Gerais). Vitor atua no Patriotas (Paraná). O capitão e venâncio-airense Murilo Xavier defende o C.R. Aquidauana (Mato Grosso).
Há ainda casos de indefinição: Marco Antônio, Mulita e Igor não retornaram aos contatos da reportagem e não há nenhum anúncio nas redes sociais, enquanto Pablo possui contrato vigente com o Gramadense. Turatti segue em negociação, mas ainda sem acerto confirmado com nenhum clube, enquanto o centroavante Helama também permanece livre no mercado neste início de temporada e disse à reportagem que deseja ter mais minutos em campo neste ano de 2026.