
A Administração Municipal de Venâncio Aires convocou os clubes interessados em disputar o Campeonato Municipal/Taça Fenachim 30 anos para uma reunião na noite de ontem , 23, na sede da Assoeva. O encontro contou com a presença de dirigentes de oito times da Capital do Chimarrão, um de Mato Leitão e de dirigentes da Assoeva.
O presidente Engelberto Henn deu início à solenidade ressaltando que houve o empenho máximo da Assoeva para realizar a competição, mas que sem o incentivo financeiro não haveria como desenvolver o certame. “Nós buscamos todas as formas possíveis para desenvolver o campeonato, mas como é um ano político foi complicado de encontrar uma forma. Depois de algumas semanas de negociações, a Prefeitura de Venâncio Aires e a Câmara de Vereadores acharam um formato para aplicar a competição. é por esse motivo que o secretário Lucas Ferreira e o vereador Gerson Ruppenthal estão aqui para explicar o funcionamento desse novo modelo de organização”, disse Henn.
Na sequência, o secretário Lucas Ferreira relatou como foi todo o entrave burocrático e a negociação com a equipe jurídica da Prefeitura, além de consultas ao IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a órgãos Públicos). Após dar a boa notícia de que os clubes não vão ter nenhum custo com a arbitragem, o político anunciou que a Taça Fenachim 30 anos só poderá ser disputada por equipes de Venâncio Aires. “Como o campeonato vai ser organizado pela Prefeitura de Venâncio Aires e receberá investimento do município, o departamento jurídico indicou que apenas clubes do município vão poder participar. Infelizmente, é algo que não podemos mexer, apesar da boa relação que sempre tivemos com o município vizinho”, disse Lucas Ferreira. Na sequência, os dirigentes do Santos de Mato Leitão se retiraram do recinto esbravejando contra a decisão.
Por fim, o vereador Gerson Ruppenthal salientou o empenho da Câmara de Vereadores em fazer com que houvesse campeonato. “Fico feliz que ninguém desistiu tão fácil de realizar o Municipal. Nós sabemos a nossa realidade e a importância do futebol amador. Esperamos que essa ação tenha sucesso e todos os campeonatos passem a ser organizados de forma antecipada”, explicou.
Os clubes interessados em disputar a Taça Fenachim 30 anos foram: São Luiz, 25 de Julho, 20 de Setembro, Palanque, Juventude, 11 Unidos, Assespe e Matriz. Além deles, os únicos que ainda podem decidir participar são o Palmeiras e o Ouro Verde, que participaram das demais reuniões.
Organização
Com o objetivo de analisar o regulamento e propor os clubes a fórmula de disputa, o secretário Lucas Ferreira convocou uma reunião para a próxima segunda-feira, 29, às 20h, na sede da Assoeva. No encontro, apenas um representante terá direito a emitir opinião e deverá levar a sua relação de jogadores para avaliação.
A arbitragem da competição será contratada a partir de licitação e com o valor definido em R$ 399 por partida para o grupo de trabalho. Sendo assim, todo o valor da arbitragem será custeado pela Prefeitura, com o valor oriundo das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores.
Fichas de Jogadores
Apesar de não ter entrado em pauta, a relação de jogadores foi o assunto que mais gerou debate na reunião. Dos clubes presentes na reunião, apenas o Juventude de Vila Arlindo é estreante. Com essa situação, a equipe vai ter que apresentar uma relação de atletas para ser aprovada pelos representantes dos demais clubes.
Outra imposição, é de que seja criado um fichário de atletas da Prefeitura e não ser mais vinculado à Assoeva e Aslivata.