Além da higienização das mãos com álcool gel, responsáveis pelos ginásios terão de fazer a aferição da temperatura dos desportistas e exigir o cumprimento dos protocolos de saúde e segurança (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)
Além da higienização das mãos com álcool gel, responsáveis pelos ginásios terão de fazer a aferição da temperatura dos desportistas e exigir o cumprimento dos protocolos de saúde e segurança (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

Por Carlos Dickow e Roni Müller 

A Administração de Venâncio Aires confirmou ontem que pretende liberar a retomada de atividades esportivas nos ginásios a partir do dia 28 de agosto, uma sexta-feira. A informação circulava no fim de semana, mas só foi oficializada nesta segunda-feira, 17, após aprovação do Comitê de Crise, que se reuniu na Prefeitura. De acordo com a fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr, também devem ser permitidos, a partir desta data, os jogos de bocha, cartas e bilhar.

Daniele ressalta que, durante a semana, serão estabelecidos os protocolos a serem cumpridos pelos responsáveis pelos ginásios. E seguida, o planejamento será submetido à apreciação do Ministério Público (MP). “Houve a aprovação desta nova flexibilização e, inicialmente, vamos trabalhar com equipes de até sete pessoas. Serão autorizados a funcionar os locais onde há responsável para exigir o atendimento aos protocolos. Estas pessoas, inclusive, terão de assinar termo de responsabilidade”, esclarece.

A fiscal de posturas ressalta que a liberação dos ginásios está relacionada com o trabalho que vem sendo feito pela Administração para a retomada das atividades econômicas, já que alguns espaços estão há mais de quatro meses sem funcionar. Ela lembra que os responsáveis pelos ginásios terão de buscar autorização especifica junto à Prefeitura e precisarão coordenar o fluxo nos ginásios. “O tempo de permanência para cada pessoa será de uma hora e meia. Deve haver mais tempo entre os horários, não haverá utilização de vestiários e dois grupos não poderão estar no ginásio ao mesmo tempo”, diz.

“Estamos trabalhando a retomada gradual das atividades econômicas, tentando permitir o funcionamento de espaços que estão fechados há mais de quatro meses. Gostaríamos de deixar bem claro que, a partir da liberação, só poderão participar dos horários pessoas de Venâncio Aires.”

DANIELE MOHR – Fiscal de posturas

As atividades serão autorizadas para pessoas acima dos 16 anos. Integrantes dos grupos de risco em relação ao coronavírus não poderão participar de jogos que tenham contato físico.

Futebol de campo

  • Neste momento, apenas a retomada de atividades em ginásios está em discussão.
  • A disputa de partidas de futebol de campo em Venâncio Aires continua proibida.
  • Para tratar deste assunto, deve ocorrer uma reunião até a primeira quinzena de setembro.
  • Mesmo quando forem liberados os jogos de campo, a participação deve ser restrita a jogadores de Venâncio Aires.
  • Ou seja, não será permitido, inicialmente, jogos de equipes locais fora dos limites municipais, bem como não serão aceitos times de outras cidades jogando na Capital Nacional do Chimarrão.

“Pela volta do esporte sim, com responsabilidade”

Coordenador da J30 Eventos, responsável por várias competições amadoras em Venâncio Aires, defende que se cada um fizer a sua parte, há segurança para retomada das práticas esportivas coletivas (Foto: Divulgação)

O coordenador da J30 Eventos, Jarles Dreissig, esteve presente na reunião do dia 12, na Prefeitura, onde foi discutida a volta da prática esportiva coletiva em Venâncio Aires. O empresário do segmento defende o retorno das atividades, assim como algumas entidades e representantes de competições amadoras. “Como todo e qualquer desportista, defendo a bandeira da volta do esporte em geral sim, desde que todos tenham responsabilidade”, destaca.

Dreissig diz que o momento, por muitos, é considerado delicado, mas que cada ação que está sendo encaminhada é com a devida preocupação e responsabilidade. “Por isso temos todos estes estudos, montagem de protocolos, reuniões e muita avaliação. São inúmeros itens para se pensar e direcionar da melhor forma possível. Todo o material será encaminhado para o Ministério Público. Dependendo deste retorno é que será viabilizada a volta dos horários no dia 28 de agosto”, cita o coordenador.

A aferição de temperatura antes do praticante entrar em quadra consta entre as exigências do protocolo. “Será adotado um termo de responsabilidade de cada atleta pela prática esportiva. Quem for fazer ou praticar sua atividade de forma coletiva, deve ter para si a consciência do risco de contrair o vírus”, alerta.

Dreissig acrescenta que o retorno será gradativo e reforça a questão dos cuidados e responsabilidade de todos. “Vamos voltar com as atividades de uma forma organizada, a começar seguindo e principalmente obedecendo os protocolos. Com segurança e cada um fazendo sua parte, aposto que vai dar certo”, conclui.