
Foi lançado na tarde desta sexta-feira, dia 28, a segunda edição do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea) de Venâncio Aires. Com a iniciativa entidades sem fins lucrativos podem buscar recursos públicos a partir da oferta de ações que incentivem a pratica esportiva que pode ser concentrada tanto no cidade, quanto no interior. Para esta edição estão garantidos R$ 414 mil, subdivididos em 12 projetos.
Para o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Silva, o Promiea tem como finalidade oferecer a comunidade atividades esportivas de forma descentralizada, que atenda crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como promover a garantia de direitos, alem de dar as condições necessárias de aprendizado, aprimoramento ou a vivencia da pratica esportiva.
“Com o programa buscamos o amplo desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o aprendizado global dos fundamentos esportivos”, destacou Silva em entrevista à reportagem. O edital possui algumas novidades em relação a primeira edição. A partir de agora entidades poderão inscrever iniciativas em até duas modalidades previstas no edital.
SECRETARIA FARÁ TREINAMENTO
Nesta etapa o edital foi desburocratizado. Na primeira edição das dez entidades que tentaram habilitação ao programa, apenas sete foram contempladas com recursos. O restante do recurso retornou aos cofres municipais por falta de projetos. A inscrição de projetos foi facilitada, bem como também a prestação de contas. Para a segunda quinzena de janeiro a Secretaria de Cultura e Esportes promoverá treinamentos com entidades interessadas a fim de demostrar o processo de inscrição de projetos.
O edital ficará aberto até o fim do primeiro mês do ano, depois disso uma comissão avaliará os projetos. O repasse dos recursos pode ocorrer ao longo do mês de fevereiro. “Fomos um dos primeiros municípios a oferecer esse tipo de iniciativa. Além da Capital Nacional do Chimarrão queremos também fortalecer a marca da hospitalidade e do esporte”, destacou o prefeito, Giovane Wickert.
LINHA ANDREAS
O presidente da Associação de Leitura Canto e Jovialidade, de Linha Andreas, Márcio Henckes, conseguiu habilitar a sua entidade na primeira edição. Ele esteve junto no lançamento do novo edital e pretende novamente participar do processo. Na primeira oportunidade o projeto tinha como intuito renovar o fardamento do time. “Facilitar o acesso aos recursos é fundamental. Que bom que a desburocratização já foi possível para essa segunda edição”, avaliou.

