O River Plate, que eliminou o Grêmio na semifinal da Copa Libertadores da América, é o campeão da competição em 2018. Para chegar ao título, o clube argentino venceu nada menos que o arquirrival Boca Juniors, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, na Espanha, casa do Real Madrid. O jogo ocorreu fora da Argentina por conta dos episódios de violência registrados em Buenos Aires.

O Boca saiu vencendo o duelo, com gol de Benedetto, no primeiro tempo. Na segunda etapa, Lucas Pratto empatou o confronto em 1 a 1, placar que permaneceu inalterado até o fim do tempo normal. No primeiro tempo da prorrogação, nada de gols, mas aos cinco minutos da segunda etapa do tempo extra, Quintero acertou um belíssimo chute, de canhota, no ângulo de Andrada, colocando River em vantagem de 2 a 1.

O segundo gol saiu quando o Boca Juniors já tinha perdido o volante Barrios, expulso. Precisando igualar o marcador para levar a disputa do título para os pênaltis, o Boca se jogou para o ataque. Inclusive o goleiro Andrada se tornou centroavante nos cinco minutos finais. O Boca perdeu ainda Gago, que se machucou sozinho, mas mesmo assim conseguiu acertar a trave de Armani, em chute que quase deixou tudo igual.

O golpe final veio depois dos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação. A zaga do River Plate afastou bola de escanteio, na última tentativa do Boca, e Pitty Martinez correu sozinho, mais do que meio campo do Bernabeu, para em seguida cutucar para o gol vazio e decretar o 3 a 1 e o título do River, que vai disputar o Mundial de Clubes.