Felippe e Thomas, a esperança do Brasil no pódio em Doha. (Foto: Arquivo pessoal)
Felippe e Thomas, a esperança do Brasil no pódio em Doha. (Foto: Arquivo pessoal)

Depois do título conquistado no Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Vôlei de Praia de 2025 – realizado de 1º a 3 de agosto em Lima (Peru), e a aguardada convocação da Seleção que acabou se confirmando no mês de setembro, o venâncio-airense Thomas Mathias Endler integra o seleto quarteto de atletas que representará o Brasil no Mundial de Vôlei de Areia em Doha, no Catar.

A competição na categoria Sub-18 começa na terça-feira, 7, e vai até o sábado, 11.
Em Doha, Thomas formará dupla com Felippe Arruda Prudencio Barbiero, do Mato Grosso, com quem disputou o Sul-Americano.

Thomas, que faz questão de destacar que é bolsista da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, esteve ao longo desta semana disputando o Circuito Brasileiro Adulto Masculino Sub-21, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao lado de Felipe Prudêncio, a dupla ficou na quinta posição. A dupla campeã foi composta por Arthur Póvoas e Murilo Rocha que na finalíssima venceram a dupla Matheus e João Victor (Paraná).
“Costumeiramente jogo ao lado do Póvoas. Nossa dupla foi ‘desfeita’ justamente para que eu e o Felippe pudéssemos aproveitar a etapa no Rio de Janeiro como mais uma preparatória para o Mundial”, afirma Thomas.

Na manhã de quinta-feira, 2, Thomas comentou que a viagem para Doha está confirmada para o fim de semana. “A semana foi de muita intensidade em relação aos jogos do Circuito aqui no Rio de Janeiro. Finalizamos uma competição e já temos que arrumar as malas para uma outra longa viagem. Essa posso dizer que será inesquecível. Será para o meu primeiro Mundial”, disse o atleta naquela oportunidade.

Thomas ainda relembrou a calorosa recepção que teve em Venâncio Aires dias após o título Sul-Americano. “Foi bom demais chegar na minha cidade natal, rever a família, amigos e ter a grata satisfação daquela carreata pelo centro da cidade. Quem sabe da próxima vez não seja com a medalha do mundial”, disse o atleta.

A equipe brasileira no naipe masculino
Atleta Idade Altura Estado
Thomas Mathias Endler 16 anos 1,92 Santa Catarina
Felippe Arruda Prudencio Barbiero 16 anos 1,83 Mato Grosso
George Henrique 17 anos 1,90 Paraná
Bruno Romano 16 anos 1,87 Rio de Janeiro

A equipe brasileira no naipe feminino
Atleta Idade Altura Estado
Kiara Vitorino 15 anos 1,72 Rio de Janeiro
Letícia Lima 16 anos 1.74 Santa Catarina
Ana Beatriz Sanches Francelino 17 anos 1,75 Mato Grosso do Sul
Isabela Sallaberry 17 anos 1,84 Rio de Janeiro