O município de Santa Cruz do Sul sediou o Open Brasil de veteranos de judô, nos dias 29 e 30 de agosto, no Ginásio da Unisc. O Grêmio Literário Oliveira Castilhos (GLOC) participou com cinco atletas e voltou para casa com diversas premiações. Além disso, o presidente da Federação Gaúcha foi promovido ao sexto grau da faixa preta.

O Gloc contou com a participação de Fernando Melo, Leandro Wachholz, Eduardo Kappel, Márcio Vaz e Henrique Maciel Silva. O grupo, liderado pelo técnico Marco Antônio Pretto que também atuou na arbitragem do Open Brasil, teve três primeiros lugares.

O educador físico Henrique Silva foi campeão na categoria M1 até 81kg e vice-campeão por equipe. Após a competição ele comemorou o resultado e destacou uma motivação extra. “Os combates tiveram espectadoras especiais, foi a primeira competição que minha filha e mulher presenciaram. Estava um pouco enferrujado, desde 2012 sem competir e treinar com regularidade. Apesar disso, o dia rendeu e conquistei uma medalha para cada uma delas”, comemora.

A organização recebeu cerca de 150 atletas e o sensei Marco Antônio Pretto avaliou de forma positiva a realização do evento. “O Open Brasil de veteranos foi muito bem organizado e contou com a adesão de diversos atletas. é um campeonato importante para manter esse pessoal envolvido com o judô. Alguns nem treinam mais, mas sempre vão ter esse gosto pelo esporte”, explica.

Presidente da FGJ é promovido

O presidente da Federação Gaúcha de Judô foi promovido ao sexto grau da faixa preta. O evento foi promovido durante o Open Brasil de veteranos, em Santa Cruz do Sul. A cerimônia que premiou Carlos Eurico de Luz Pereira foi prestigiada por diversas autoridade do judô em nível nacional. “Tenho uma vida inteira de dedicação ao judô, mas este foi um momento especial, diferente”, comenta Carlos Eurico, faixa preta desde 1990.

O presidente da Federação também reforçou a importância de eventos para a categoria veteranos. “O judô é um esporte que não abandonamos nunca, desde criança até sempre. Fazemos os campeonatos destinados aos veteranos tanto para incentivar quanto para manter o esporte vivo a atletas que já não estão mais no seu auge físico quanto aos que ainda mantém a competitividade viva”, destaca.

Próximos eventos

O Gloc está se preparando para participar da Copa Lajeado. O evento será no dia 19 de setembro e deverá contar com um bom número de representantes de Venâncio Aires.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoGrupo de Venâncio Aires com o técnico Marco Antônio Pretto
Grupo de Venâncio Aires com o técnico Marco Antônio Pretto

Resultados

O Gloc esteve representado por cinco atletas no Open Brasil de Veteranos. Os atletas conquistaram as seguintes colocações:

Fernando Melo – Campeão da categoria M1 até 60kg e 2º lugar por equipe

Leandro Wachholz – Terceiro lugar no absoluto e por equipe

Eduardo Kappel – Terceiro lugar da categoria M3 até 90kg

Márcio Vaz – Campeão da categoria M4 até 90kg

Henrique Maciel da Silva – Campeão da categoria M1 até 81kg e 2º lugar por equipe