O governador José Ivo Sartori anunciou nesta quarta-feira, 14, auxílio do Governo do Estado aos municípios gaúchos atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. As medidas incluem o pagamento de dívidas do Executivo Estadual com as Prefeituras e o lançamento de programas de captações de recursos através dos bancos BRDE e Badesul. O ato, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, reuniu prefeitos de todo o Rio Grande do Sul e foi prestigiado pelo prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Airton Artus.
Na cerimônia, o governador elogiou o trabalho feito pela Defesa Civil em nível de Estado e nos municípios durante as recentes intempéries que afetaram o RS. Sartori ainda frisou que solicitará ao secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, o adiantamento de repasses financeiros da área para os municípios atingidos com mais gravidades pelas chuvas. Segundo Gabbardo, a dívida de repasses da Saúde entre 2014 e 2015 corresponde a R$ 6 milhões .
Ainda nesta quarta-feira, o Diário Oficial do Estado apresenta decreto de emergência coletivo com 26 municípios nesta condição. O decreto visa reduzir a burocracia para que as prefeituras acessem recursos, visando minimizar os prejuízos trazidos pelas chuvas. A expectativa do governo municipal é de que Venâncio Aires entre neste decreto nos próximos dias, pois a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil ainda finaliza o relatório com os prejuízos provocados no município.