O Rio Grande do Sul tem oito cidades inscritas na terceira janela para candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. Dessas, Gravataí aparece como a novidade. As outras sete (Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Gramado, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo) readequaram ou apresentaram novos projetos para tentar integrar o catálogo da Fifa.

“Trabalhamos junto aos comitês locais para atender às demandas da Fifa e assim capacitarmos mais municípios gaúchos a receberem uma delegação durante a Copa”, ressaltou o secretário estadual do Esporte e do Lazer (SEL) e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Kalil Sehbe.

Os municípios têm até o dia 15 para enviar a documentação. A Fifa fará as análises técnicas e, caso necessário, serão marcadas novas vistorias nos locais. Os centros de treinamento que ainda não se inscreveram terão uma nova oportunidade em dezembro, quando a Fifa abrirá mais uma janela de inscrições.

CTS gaúchos no catálogo

O Rio Grande do Sul já possui sete CTS no catálogo da Fifa, sendo o segundo Estado com maior número no país. Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul (com dois campos), Farroupilha, Lajeado e Viamão já estão listados como candidatos a serem base de uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTSs para uma mesma cidade ou um Estado e quem escolhe o local para treinar é a própria comissão técnica de cada seleção

Fonte: Governo do Estado do RS