Principal causador da estiagem no Rio Grande do Sul, o fenômeno climático La Niña já se encerrou em abril, e ainda assim segue chovendo pouco no Estado. Segundo dados das estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há seis meses e meio as precipitações são escassas no território gaúcho.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, a chuva segue em baixo volume porque a atmosfera ainda não apresentou a mudança correspondente à alteração na temperatura da água do Oceano Pacífico.

Frentes frias pouco ajudam

Para a segunda quinzena do mês, de acordo com a Central RBS de Meteorologia, a previsão é que siga chovendo menos que a média histórica. Uma frente fria chegou ontem ao estado, sem provocar chuva. Uma nova frente fria atinge o estado com mais intensidade por volta do dia 22, mas deve causar um baixo volume de precipitações. Somente entre os dias 23 e 31, uma terceira frente fria deve melhorar a situação em alguns pontos.

Do início de maio até ontem, alguns municípios tiveram volume de chuva inferior a 1% da média histórica de todo o mês.

Previsão

As previsões quanto à chuva ainda não são otimistas. Hoje, o tempo será de sol, apenas com pouca variação de nuvens. Estão previstas chuvas para amanhã – 9mm, e para quinta-feira, 24 – 14 mm. Na sexta-feira, 25, até a próxima quarta-feira, 30, o tempo volta a ficar bom, com predomínio de sol e pouca variação de nuvens. As temperaturas variam entre 11ºC e 28ºC no período.