Stéfany Tiepo, 13 anos, vai passar as férias de inverno na Inglaterra. A estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, de Vila Santa Emília, é a única representante de Venâncio Aires e uma dos dez alunos da região selecionados para um projeto piloto de intercâmbio assistido, na cidade de Hastings, entre 15 e 29 de julho.
A iniciativa é uma parceria da Organização Não Governamental (ONG) Foco Empreendedor, da Hérics Idiomas, de Santa Cruz do Sul, e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). “É uma satisfação muito grande termos uma aluna da escola selecionada para um intercâmbio. Estamos todos muito contentes e orgulhosos, pois é uma estudante excelente”, ressalta a diretora da São Luiz, Sandra Knak.
Com o sonho de fazer um intercâmbio e, um dia, cursar faculdade no exterior, Stéfany foi incentivada a participar da seleção pela professora de Língua Inglesa, Cássia Schwingel. Entre os requisitos para concorrer à viagem estavam a frequência mínima de 80% nas aulas e nenhum relato de mau comportamento.
Na hora da prova de proeficiência em inglês, disputada por 192 alunos, em Santa Cruz do Sul, a paixão pelo idioma e os anos dedicados ao estudo da língua pesaram. Inicialmente, a estudante do 8º ano da escola São Luiz ficou como suplente na seleção. No entanto, com a desistência de outros dois classificados, garantiu uma das vagas na disputa com outros cinco adolescentes, em uma entrevista em inglês.
Contente com a oportunidade, Stéfany se prepara para o intercâmbio de duas semanas ouvindo músicas em inglês e treinando a conversação e a escrita. “Ainda não sei se vamos ficar em casas de família ou na própria universidade, mas já pesquisei sobre a cidade. É uma cidade história”, conta.
Para a moradora de Santa Emília, a viagem pode ser o primeiro passo para a busca de uma bolsa de estudos no exterior. “Acredito que será uma preparação. Vai ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e novos lugares e aprender mais sobre a língua inglesa.”