A exemplo dos últimos anos, o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é motivo de orgulho para Venâncio Aires. Estudantes de ensino fundamental e médio do município se destacaram na 14ª edição da competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ao todo, mais de 18,2 milhões de alunos de instituições públicas e privadas participaram das provas.

Depois de obter medalha de bronze, em 2015 e 2016 e o ouro, no ano passado, Davi Giuliani Fin, do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, conquistou uma das 1,5 mil medalhas de prata distribuídas entre estudantes de instituições públicas de todo o país.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateAlunos premiados com uma das professoras de Matemática da Escola Monte das Tabocas, Maria Geneci Bairros, e a diretora Marinêz Weizenmann
Alunos premiados com uma das professoras de Matemática da Escola Monte das Tabocas, Maria Geneci Bairros, e a diretora Marinêz Weizenmann

O desempenho do aluno garantiu, também, um diploma de reconhecimento para o colégio e prêmio para a professora de Matemática Cristine Glier. “Fiz a prova com base na do ano passado”, diz ele.  Além de Davi, outros 24 estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), instituições estaduais, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires e Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida obtiveram menções honrosas na olimpíada.

Na Escola Monte das Tabocas, dois alunos conquistaram menção honrosa: Leonardo Schuler, 16 anos, do 2º ano do ensino médio, e Eduarda Tavares Rosa Domingues, 11 anos, do 6º ano. A diretora da instituição, Marinêz Ferreira Weizenmann destaca o esforço deles, bem como o do estudante Jonathan Henrique Stertz, 14 anos, que, junto de Davi e Leonardo, esteve entre os 15 melhores colocados na 21ª Olimpíada de Matemática da Univates, realizada em 28 de setembro, em suas respectivas séries. “Ficamos muito orgulhosos deles, que se esforçam e valorizam o ensino público, e também dos professores, que se dedicam a ensinar da melhor forma.”

Durante a preparação para as provas, Eduarda revisou todo o conteúdo que estudou ao longo do ano. “Amo matemática. Desde o 1º ano é a minha matéria preferida”, conta. Leonardo também estudou em casa refazendo provas de edições anteriores da olimpíada e pesquisando assuntos que ainda não havia estudado, por meio de vídeos, na internet. “Gosto de matemática porque é tudo exato, tem uma explicação para tudo”, resume.

>> Os estudantes do Colégio Bom Jesus, Mateus Scherer de Souza e Luís Felipe Wachholz Naue, obtiveram primeiro lugar na Olimpíada de Matemática da Univates, na categoria do 9º ano do ensino fundamental.

Premiados

Prata

Nível 2 – Ensino fundamentalDavi Giuliani Fin – Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas

Menções honrosas

Nível 1 – Ensino fundamental

Augusto Mueller Pilz – Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida

Camilli Vitória Kassler – Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio

Dandara Yasmin Stein – Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira 

Eduarda Tavares Rosa Domingues – Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas 

Kauan Câmara Ruppenthal – Emef Cidade Nova 

Matheus Endrigo Wagner Alves – Emef Dois Irmãos 

Renato Luís Martins – Emef Professora Odila Rosa Scherer 

Tauany Vieira – Emef Professora Odila Rosa Scherer 

Tiago Lyis Roesch Gonçalves – Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem

Vitória Mattie – Emef Dois Irmãos

Nível 2 – Ensino fundamental

Clara Schons Theisen – Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida

Ederson G. Sulbach Bilo – Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem

Estephani de Oliveira Gonçalves – Emef José Duarte de Macedo

Geison Daniel Schonarth – Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel

Igor de Oliveira de Almeida – Emef Professora Odila Rosa Scherer

Lucas Augusto Hochscheidt – Emef Alfredo Scherer

Luís Felipe Wachholz Nave – Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida

Marlon Baum dos Santos – Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel

Nível 3 – Ensino médio

Johannes Josué Raenke Ertel – IFSul Venâncio Aires 

Leonardo Schuler – Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas

Mariana Thomas – IFSul Venâncio Aires

Matheus de Borba – IFSul Venâncio Aires

Rejane Carina Renz – Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem

Thaís Luísa Metz – IFSul Venâncio Aires

Sobre a olimpíada

A prova da primeira fase da Obmep ocorreu em 5 de junho. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, 952.856 estudantes se classificaram para a segunda etapa, em 15 de setembro.

Entre os alunos que participaram da segunda etapa estiveram 906.706 estudantes de escolas públicas e 46.150 de instituições privadas.

A olimpíada distribuiu 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e 40.946 menções honrosas a estudantes de escolas públicas. Os alunos de estabelecimentos de ensino privados receberam 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.