Uma boa alternativa para ver a teoria da sala de aula ligada à prática, é a saída de campo. Ela permite que se possa conferir o conhecimento passado pelo professor na escola na realidade em que vive-se. Nesse sentido, para que os alunos pudessem ter essa experiência e conhecer mais sobre a colonização alemã, no dia 5 de novembro, estudantes do 8º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio, do bairro Coronel Brito, visitaram a localidade de Linha Andréas. O objetivo foi fomentar os estudos acerca da colonização e as contribuições que os antepassados deixaram no município. A visita foi liderada pelo professor de História Igor Augusto Reiter.
Segundo o relato escrito pela alunas Bruna Alana Gollmann e Eduarda Moraes de Azeredo, os estudantes visitaram a Associação de Leitura e Canto Jovialidade, local em que estão livros trazidos por imigrantes da Alemanha. A turma também conheceu um moinho movido pela água do Arroio Sampaio e para finalizar a saída, a turma foi até Vila Deodoro para conferir a Figueira Centenária, um dos pontos turísticos de Venâncio Aires.
Conforme Reiter, durante a visita na associação, os estudantes foram recepcionados pela professora Iolandi Schmidt, que fez alguns relatos sobre a biblioteca, a comunidade local e a sociedade.
LEIA MAIS