Estudantes de Ensino Médio podem se inscrever no Prêmio Deméter de atuação

-

Voltado a alunos dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado, concurso de atuação em vídeo terá premiação de R$ 300.

Que tal escapar da realidade com a criação artística? Esse é o convite do prêmio Deméter de atuação em vídeo para alunos de Ensino Médio de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado. Em sua primeira edição, o concurso vai premiar, com R$ 300, a melhor atuação teatral. A iniciativa é do professor de Teatro Marcio Rodrigues e tem o objetivo de mobilizar os estudantes e incentivar a expressão artística, em um momento de inseguranças, incertezas e isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Se precisamos fugir da realidade, esperando o momento em que a gente tenha vacina, que ocorra a imunização de rebanho, por que, em vez de usar bebidas, jogos ou drogas, não buscamos escapar da realidade com a criação artística?”, convida Rodrigues.
De acordo com ele, a ideia é que o prêmio contribua com a saúde mental dos jovens, que também sofrem com os desafios impostos pela pandemia. “Um momento como esse, quando as pessoas estão precisando gritar e não conseguem sair de casa, é um momento para a criação artística”, comenta.
Paralelamente, a iniciativa tem como propósito fomentar o teatro na região, trabalho que tem sido realizado pelo professor nos últimos anos, especialmente, por conta da atuação no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires.
Rodrigues, que é jurado do Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta), em Fortaleza, observa o quanto promoções assim ajudam a estimular os artistas. “Percebo o quanto o fato de Fortaleza ter quatro festivais de esquetes, há mais de dez anos, estimula os grupos a se formarem, as peças a acontecerem. Muitos trabalhos que depois foram conhecidos pelo Brasil todo começaram pelo festival de esquetes. Também podemos fazer isso aqui”, compartilha.

SOBRE O PRÊMIO

  • Podem participar do prêmio estudantes do Ensino Médio tanto da modalidade regular quando Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja, de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado.
  • As inscrições ocorrem entre 14 de junho e 2 de julho, por meio de formulário on-line disponível nas redes sociais do prêmio Deméter.
  • No vídeo, deve ser apresentado um texto autoral ou de livros, filmes, quadrinhos, séries ou poemas.
  • A atuação pode ter tema livre, com textos de Amanda Lovelace ou Rupi Kaur, ou ter a temática de desigualdades sociais.
  • As produções devem ter de 30 segundos a três minutos e poderão ser em grupo. No entanto, apenas uma pessoa levará o prêmio.
  • Serão três edições do concurso, em junho, agosto e outubro.

Deméter, que dá nome ao prêmio, é a deusa grega da colheita e da fertilidade. É a deusa que traz a primavera.

 

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

 



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido