
As estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires Ane Debald, 16 anos, Amanda Melo, 17 anos, e Thaís Metz, 17 anos, garantiram primeiro lugar na 7ª edição da Mostrarob. A competição de robótica realizada pelo IFSul Pelotas ocorreu em 31 de agosto e contou com a participação de 33 equipes, incluindo grupos de estudantes de ensino superior. Do campus Venâncio Aires, 28 alunos, divididos em nove equipes, participaram do evento.

Alunas do 2º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, Ane, Amanda e Thaís participam, há cerca de um ano, do projeto de robótica da instituição, coordenado pelo professor Gelson Peter Corrêa. Semanalmente, elas realizam atividades de robótica, no turno oposto ao da aula. O trabalho envolve tanto a programação do software, que define os movimentos do robô, quanto a montagem dele, com peças de kits da Lego – itens de robótica em miniatura, como eixos, rodas, motores e sensores de cor e toque.
As estudantes explicam que todo o trabalho de preparação para competição ocorre com antecedência. “Usamos a lógica para fazer com que o robô funcione. Na prova de ‘sumô’, uma das quais participamos, o objetivo do robô é empurrar o outro para fora do tatame. Para isso, nesse caso, buscamos construir robôs mais pesados”, explica Amanda.
Segundo o professor Gelson Corrêa, criatividade, lógica, pesquisa e trabalho em equipe são as principais habilidades desenvolvidas por meio das atividades de robótica. “São competências que não são importantes apenas na robótica, mas que os alunos vão levar para a vida. De tudo, o mais importante na Mostrarob foi ver o trabalho em equipe, com o apoio de outros estudantes para as meninas.”
No fim deste mês, durante a VII Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (VII Movaci), os estudantes estarão envolvidos na competição de robótica do campus, além de realizarem oficinas de robótica para crianças e adolescentes que participarem do evento.