“Ser prefeito não é tarefa fácil”, afirmou o estudante Lucas König, 14 anos, em seu discurso de despedida como prefeito mirim, na manhã de sexta-feira, 30 de novembro. Depois de acompanhar o prefeito Giovane Wickert em reuniões, visitas e compromissos oficiais, ao longo da semana, o morador de Vila Teresinha fez questão de destacar as amizades e o aprendizado obtido no projeto Prefeitura Mirim – tanto que, para ele, ficou impossível escolher uma única experiência como a melhor.

“Se um dia serei prefeito de verdade, não sei, mas participar desse projeto me fez abrir os olhos e a mente para o que eu não percebia e ver que eu também posso fazer diferença na vida das pessoas”, disse. “Tudo o que passei e vi foi muito interessante, uma surpresa”, salientou o estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Helena Bohn.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateDepois de uma semana de trabalho e compromissos oficiais, estudantes receberam certificados e medalhas de participação
Depois de uma semana de trabalho e compromissos oficiais, estudantes receberam certificados e medalhas de participação

O vice-prefeito mirim, Arthur Ferreira, 12 anos, também elaborou um discurso para falar sobre a importância da participação no projeto, na cerimônia de encerramento realizada na Prefeitura, com a presença de familiares, secretários municipais e diretores das escolas.

“A política faz parte da nossa vida e precisamos exercer a cidadania. Acredito em uma sociedade mais justa. As coisas podem ser diferentes e isso começa com pequenas atitudes”, defendeu ele, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer.

Foi uma semana de muito aprendizado para os mirins e também para todos que atuam na Prefeitura. São experiências que marcam os estudantes e todos que se envolvem na partilha do conhecimento do trabalho de servir ao cidadão que é feito pela Administração.”ADRIENE ANTUNESResponsável pelo projeto

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateVice Arthur e prefeito mirim, Lucas
Vice Arthur Ferreira e prefeito mirim, Lucas König

Além deles, os 11 estudantes que atuaram como secretários mirins receberam certificados e medalhas pela participação na segunda edição do projeto. Para o prefeito Giovane Wickert, o Prefeitura Mirim contribui para desenvolver a cidadania e oferece a possibilidade de os estudantes entenderem os processos da gestão pública.

 Aluna da Emef Benno Breunig, Caroline Scheibler, 13 anos, participou pela segunda vez do projeto. No ano passado, foi secretária mirim de Administração. Desta vez, atuou na pasta do Meio Ambiente. “A escola achou que eu fosse capaz e achei uma boa oportunidade de participar de novo. É uma possibilidade de fazer novos amigos e ver como funciona a Prefeitura”, explicou.

Entre os compromissos de Caroline estiveram uma visita ao Arroio Sampaio e o acompanhamento do trabalho de fiscais do Meio Ambiente. Para ela, descobrir que é possível acionar a secretaria em casos de maus tratos de animais ou cortes de árvores irregulares foi uma das informações que aprendeu. “Descobri que se vemos algo errado acontecendo podemos denunciar para a secretaria.” 

Cargos dos gestores mirins

Prefeito: Lucas König, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Helena BohnVice-prefeito: Arthur Ferreira, da Emef Alfredo SchererSecretária de Administração: Gabrieli Haupt, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Beno BohnSecretária de Agricultura: Brenda Haupt, da Emef Odila Rosa SchererSecretária de Cultura e Esportes: Gabrielle Posselt, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora LeontinaSecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Tailine Pencke, da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal JunqueiraSecretária de Educação: Kadiny da Silva Hertzer, da Emef Cidade NovaSecretária da Fazenda: Amanda Hermes, da Emef Dom Pedro IISecretária de Habitação e Desenvolvimento Social: Tamires da Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio CrescerSecretário de Infraestrutura e Serviços Públicos: Alex Kappaun, da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfran MetzlerSecretária de Meio Ambiente: Caroline Scheibler, da Emef Benno BreunigSecretária de Planejamento, Orçamento e Gestão: Eloísa Bergamaschi, da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino JuchemSecretária de Saúde: Iara Vanessa Alves, da Emef José Duarte de MacedoProcuradoria Jurídica: Anajara Model, da Emef Otto Gustavo Daniel Brands

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCaroline participou da iniciativa pela segunda vez e atuou como secretária de Meio Ambiente
Caroline participou da iniciativa pela segunda vez e atuou como secretária de Meio Ambiente