O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, confirmou que o Governo Federal construirá a Ferrovia Norte-Sul. Conforme o presidente, o traçado parte de Panorama-SP, com passagem por Cascavel (PR), Chapecó (SC), Erechim, Passo Fundo com destino ao porto de Rio Grande. A EPL é responsável pelas políticas para ferrovias, portos, rodovias e aeroportos em todo o Brasil. Estão previstos R$ 133 bilhões para modernização do setor de transporte, dos quais R$ 79,5 bilhões são para os próximos 5 anos.

Como explica o deputado estadual Altemir Tortelli (PT), membro da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Ferrovias, o estudo da Norte-Sul deve ficar pronto no segundo semestre de 2013. Para ele, a decisão é resultado da reunião ocorrida em agosto em Brasília com Figueiredo. Na ocasião, lideranças políticas e os secretários de Transporte dos 3 Estados do Sul defenderam, através de embasamentos técnicos, a importância econômica da Norte-Sul. Reforçaram a necessidade da ferrovia para o transporte de toda produção agropecuária e industrial gaúcha.

Para Tortelli, a ferrovia é estratégica para o desenvolvimento gaúcho, pois trata-se de um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. “Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nos municípios por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias. As economias regionais serão potencializadas com geração de emprego e renda”, afirma.