Após uma manhã movimentada nos sete palcos do Parque do Chimarrão, ocorreu a abertura oficial da

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateAutoridades municipais e tradicionalistas participaram da solenidade de abertura, no Poli
Autoridades municipais e tradicionalistas participaram da solenidade de abertura, no Poli

segunda Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), no início da tarde deste sábado, 26.

Na presença de autoridades muncipais e tradicionalistas o evento teve um momento especial com a entrada, simbolicamente, de elos na cor amarela, carregados por coordenadores, prendas e peões, representando luz, calor, descontração, otimismo e alegria. A ação ainda simbolizou as dez Regiões participantes da etapa. 

A força da cultura que ultrapassa gerações foi evidenciada nas falas das autoridades. O coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Dalmo Mayer, e a presidente executiva da etapa local, Luce Carmen Mayer, evidenciaram a honra e o sonho concretizado do município sediar a classificatória.

O prefeito Airton Artus destacou que “o evento de tal magnitude, vem ao encontro da expectativa dos tradicionalistas venâncio-airenses que aguardavam ansiosos para sediar a classificatória. E o Enart expressa a mais fina arte.”

Por sua vez, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Manoelito Carlos Savaris agradeceu a recepção da Capital do Chimarrão e enfatizou o sentimento que une as gerações, onde o filho não tem vergonha de usar a mesma roupa que o pai. “E espero que todos saiam daqui com pelo menos um amigo novo” acrescentou Savaris. 

O momento teve a participação especial da Orquestra Muncipal, com os hinos entoados pelo secretário-adjunto municipal de Cultura, Saul Zarth.

[GALERIA_653]