Durante este domingo, 13, Mato Leitão recebeu representantes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul para a comemoração dos 60 anos da Federação Gaúcha de Orquidófilos. A escolha da Cidade das Orquídeas se deu pela localização central, o que facilita para os participantes.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova). Na ocasião, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) fez a entrega da Medalha da 55ª Legislatura Assembleia Legislativa para a federação em homenagem aos 60 anos. O reconhecimento foi instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem com as ações, em áreas específicas, para o desenvolvimento do povo gaúcho.
Em seu discurso, Zilá disse que cada deputado pode destinar duas medalhas por ano e que a escolha dela foi o Hospital Moinhos de Vento e a Federação Gaúcha de Orquidófilos. “Entendo que a flor proporciona alegria, saúde e vitalidade e vocês (orquidófilos) se dedicam a destacar esses valores”, citou. A deputada foi também quem apresentou o projeto que instituiu a lei 13.405, que estabelece a Mato Leitão o título de Cidade das Orquídeas.
Carlos Bohn, prefeito do município, falou sobre o privilégio de sediar um encontro da Federação Gaúcha. “Queremos agradecer pelo privilégio de sediar esse evento e por todos aqueles que fazem Mato Leitão ser reconhecido pelo cultivo de orquídeas”, afirmou.
Ao todo, 145 pessoas participaram do evento, que também contou com palestras sobre cultivo ministrada por orquidófilos vindos de São Paulo. Representantes de 25 associações de orquidófilos participaram da comemoração.