Foto: Daiana Nervo / Folha do Matenstauração de um Gabinete para Gerenciamento de Crise foi confirmada nesta manhã
Instauração de um Gabinete para Gerenciamento de Crise foi confirmada nesta manhã

Enquanto a chuva causa transtornos em praticamente todos os municípios do RS, a Prefeitura de Venâncio Aires adota medidas para minimizar os prejuízos causados à população. Em reunião convocada pelo prefeito Airton Artus, na manhã desta segunda-feira, 13, membros da Defesa Civil Municipal e secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Serviços Públicos e Planejamento confirmaram a instauração de um Gabinete para Gerenciamento de Crise. O gabinete definiu as primeiras ações para atendimento às famílias atingidas com alagamentos nas partes baixas da cidade e também no distrito de Vila Mariante.

Conforme pluviômetros oficiais, nas últimas 12 horas choveu o equivalente a 79 milímetros no centro de Venâncio Aires e 95 milímetros em Vila Mariante. No perímetro urbano, existem áreas alagadas no centro, bairro Morsch, loteamento Artus, Brígida, Santa Tecla, Passo das Pedras e Battisti. No interior, as localidades mais atingidas são Vila Deodoro e região serrana, além das localidades adjacentes ao rio Taquari. As escolas São Pedro, de Linha Antão Baixo, e Coronel Thomás Pereira, de Taquari Mirim, liberaram seus estudantes em razão das dificuldades de acesso. Na cidade, o Departamento de Trânsito trabalha unido à Defesa Civil para o fechamento de ruas alagadas.

Leia também: Em Venâncio Aires, Defesa Civil emite alerta

O prefeito Airton Artus destaca que esse é um momento de alerta e ações preventivas. Ele convoca trabalhadores municipais e também voluntários a se unirem no atendimento a possíveis desabrigados. “Estamos monitorando a situação e o que mais nos preocupa é a previsão de seguir chovendo pelos próximos dias. Dezenas de municípios estão em situação piores do que o nosso, mas temos que manter a vigília”, ressaltou.

Informações sobre alagamentos ou pedidos de socorro estão concentradas no telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Também é possível buscar informações através do telefone da Secretaria de Desenvolvimento Social, no 3983-1143. Uma nova reunião de avaliação do Gabinete de Gerenciamento ocorrerá às 15h de hoje.