Para um grupo de amigos, a companhia de viagem, deste fim de semana, não poderia ser melhor: o fusca. Desde a madrugada de sexta-feira, 30 de novembro, 14 integrantes do Fusca Clube de Venâncio Aires (Fuscva) percorrem quase 600 quilômetros para participar do 12º Volks Friends, no município de Pomerode, em Santa Catarina. Trata-se de um dos maiores encontros de carros antigos do Brasil.

Seis fuscas e uma kombi compõe a viagem que foi batizada de ‘Expedição’ pelos amantes do universo VW Air Cooled. A preparação incluiu até a produção de um adesivo que foi colado nas portas de cada veículo para identificar o comboio de ‘besouros’.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoGrupo saiu na madrugada se sexta-feira para participar de um dos maiores encontros de carros antigos do Brasil.
Grupo saiu na madrugada se sexta-feira para participar de um dos maiores encontros de carros antigos do Brasil

Segundo Emerson Tuta Santos, um dos integrantes do Fuscva, esta será a maior distância e aventura do grupo, criado em 2014. Os participantes chegam neste sábado em Pomerode, onde permanecem até domingo. No caminho de ida e volta estão previstas paradas na praia da Pinheira. “A previsão de chegada é para na segunda à noite, em Venâncio”, diz.

O evento

O Volks Friends iniciou nesta sexta-feira, 30 de novembro, e segue neste sábado e domingo, no Pavilhão de Eventos de Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Aliás, foi na Alemanha, em período pré-guerra, que nasceu o Volkswagen – primeiro nome do fusca – que, mais tarde, passou a nomear a companhia alemã que fabricou o carro mais vendido da história automobilística.

Junto ao Volks Friends, ocorre o 1° Made in Germany. Proprietários e amantes de fuscas de todas partes do Brasil e países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai participam do evento.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoExpedição ao 12º Volks Friends foi identificada com um adesivo nas portas dos carros participantes
Expedição ao 12º Volks Friends foi identificada com um adesivo nas portas dos carros participantes

Quem participa da expedição?

Fusca 66 – Júlio e Cleusa MarcelinoFusca 72 – Alexandre Kroth e Davi SilveiraFusca 73 – Milton Roos e Emerson Tuta SantosFusca 94 – David Hubner e Eduardo JunblutFusca 95 – Sandro Ávila e Álvaro PatuzziFusca 95 – Celso Schneider e Antônio SimonKombi 78 – Ricardo Schuster e Sandro Pilz