Para um grupo de amigos, a companhia de viagem, deste fim de semana, não poderia ser melhor: o fusca. Desde a madrugada de sexta-feira, 30 de novembro, 14 integrantes do Fusca Clube de Venâncio Aires (Fuscva) percorrem quase 600 quilômetros para participar do 12º Volks Friends, no município de Pomerode, em Santa Catarina. Trata-se de um dos maiores encontros de carros antigos do Brasil.
Seis fuscas e uma kombi compõe a viagem que foi batizada de ‘Expedição’ pelos amantes do universo VW Air Cooled. A preparação incluiu até a produção de um adesivo que foi colado nas portas de cada veículo para identificar o comboio de ‘besouros’.

Segundo Emerson Tuta Santos, um dos integrantes do Fuscva, esta será a maior distância e aventura do grupo, criado em 2014. Os participantes chegam neste sábado em Pomerode, onde permanecem até domingo. No caminho de ida e volta estão previstas paradas na praia da Pinheira. “A previsão de chegada é para na segunda à noite, em Venâncio”, diz.
O evento
O Volks Friends iniciou nesta sexta-feira, 30 de novembro, e segue neste sábado e domingo, no Pavilhão de Eventos de Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Aliás, foi na Alemanha, em período pré-guerra, que nasceu o Volkswagen – primeiro nome do fusca – que, mais tarde, passou a nomear a companhia alemã que fabricou o carro mais vendido da história automobilística.
Junto ao Volks Friends, ocorre o 1° Made in Germany. Proprietários e amantes de fuscas de todas partes do Brasil e países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai participam do evento.

Quem participa da expedição?
Fusca 66 – Júlio e Cleusa MarcelinoFusca 72 – Alexandre Kroth e Davi SilveiraFusca 73 – Milton Roos e Emerson Tuta SantosFusca 94 – David Hubner e Eduardo JunblutFusca 95 – Sandro Ávila e Álvaro PatuzziFusca 95 – Celso Schneider e Antônio SimonKombi 78 – Ricardo Schuster e Sandro Pilz