As famílias contempladas com os apartamentos do Residencial Bela Vista estão com a mudança encaminhada para ser realizada nesta semana. O cronograma inicial começou ontem e seguiria até quinta-feira, 25, no entanto, a demora da AES Sul para realizar a ligação de energia elétrica dos apartamentos pode adiar alguns dias a ansiedade de morar em um novo lar.
Depois de buscar respostas com a distribuidora de energia ao longo do dia, no fim da tarde desta segunda-feira, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, João Stahl, recebeu a informação de que, devido a uma intempérie registrada na região na última semana, equipes que trabalham no município tiveram que se deslocar para outra cidade para dar conta da demanda. No entanto, a AES Sul se comprometeu em realizar a ligação dos 16 blocos que integram o Residencial até esta quarta-feira, se não ocorrer nenhum imprevisto.Em nota enviada pela assessoria de comunicação à Prefeitura ontem, o secretário explicou que os detalhes sobre a ligação da luz ficaram definidos em reunião com a gerência local da AES Sul no dia 8 de janeiro. Neste encontro ficou acertado todos os trâmites, inclusive que a empresa realizaria as ligações conforme o cronograma de mudanças dos moradores. Antes de garantir novo prazo para o trabalho, a empresa comunicou o secretário que faria as ligações por blocos e não seguiria mais o cronograma, alegando questões de logística. Também informou a Prefeitura que buscaria reforço de profissionais nas regiões de Novo Hamburgo e São Leopoldo para acelerar o processo.A nota, ainda esclarece que a secretaria buscou junto à Caixa Econômica Federal a antecipação das ligações elétricas, mas foi informada de que as mesmas só poderiam ser feitas após a inauguração oficial do condomínio.
MUDANçAA mudança dos beneficiados foi organizada por blocos, visando minimizar os transtornos diante do grande fluxo de pessoas. As famílias receberam as chaves de suas moradias ao fim do ato de inauguração oficial, ocorrido na última sexta-feira, 19. Das 256 famílias contempladas, 236 já receberam as chaves e estão aptas para o processo de mudança, que deve ocorrer em prazo máximo de 30 dias. Segundo a Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, os cadastros e documentação dos candidatos aos 20 apartamentos restantes ainda estão sob análise da Caixa. Apenas após o aval da instituição é que estas unidades poderão ter destinação definida.