Faltam vacinas nos postos de Venâncio

-

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateConforme a enfermeira Carla Lili, há cerca de um ano se nota uma falta frequente da vacina de hepatite A
Conforme a enfermeira Carla Lili, há cerca de um ano se nota uma falta frequente da vacina de hepatite A

Diversas unidades públicas do Estado têm carecido, nos últimos dias, de alguns tipos de vacinas. A falta delas preocupou os postos de saúde que necessitam ‘se virar’ com as que têm. Em Venâncio Aires, a situação não é diferente. No município, ainda existem doses de todas as vacinas, mas elas já não podem mais ser encontradas em todos os postos de saúde.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio, Carla Lili Müller, o Município já enfrentou períodos em que havia pouca quantidade de vacinas, mas estas não chegaram a faltar nos postos de saúde, como ocorre agora. Já se nota, por exemplo, uma falta frequente da vacina de hepatite A há cerca de um ano.

Para se ter uma ideia, as vacinas que estão em falta nos postos de saúde são a antitetânica, antirrábica, tetra viral e contra hepatite A e B. De acordo com a enfermeira, se caso terminarem as doses das vacinas no município, a preocupação será ainda maior, pois, além de fazerem parte do calendário de vacinação, são fundamentais para manter em boas condições a saúde da população.

Segundo Carla, quando alguém se desloca até o posto e não recebe a dose por falta da vacina, a pessoa é orientada a manter contato com o posto de saúde para saber quando a vacina estará disponível.

A profissional ressalta que ofícios vindos do Ministério da Saúde justificam que a falta das vacinas está relacionada a problemas alfandegários e, também, à carência de matéria-prima nos próprios laboratórios. Carla ainda conta que há algum tempo havia estoque em Venâncio da vacina antirrábica e do soro antiveneno. Agora, para estas serem disponibilizadas no município, a Secretaria de Saúde está buscando em Santa Cruz do Sul.

APLICAçõESA enfermeira explica que a vacina contra hepatite A é dose única, assim como a tetra viral. A antitetânica, feita em adultos, deve ser aplicada em três doses e caso o paciente já tenha sido vacinado, apenas é necessário que se faça um reforço.

A hepatite B é aplicada em dose única para recém-nascidos e, depois, completada com uma outra vacina que possui hepatite B na composição. A profissional ressalta que se terminarem as 14 doses de vacina da hepatite B no Hospital São Sebastião Mártir, serão aguardados 30 dias até que a situação se resolva, porque a criança tem esse tempo para receber a primeira dose. Se não recebê-la durante esse período, a aplicação será feita com a vacina pentavalente. Esta pode ser feita em crianças com dois, quatro e seis meses e possui hepatite B na composição.

 ONDE ENCONTRAR

Vacinas antitetânica, antirrábica, tetra viral e contra hepatite A e B são as que estão em falta em alguns postos de saúde de Venâncio. Deste modo, confira a seguir onde elas podem ser encontradas e quantas doses delas existem. As informações foram apuradas ontem à tarde:

Apenas no Posto de Saúde Central estão disponíveis 18 vacinas antitetânicas, seis contra hepatite A e 28 tetra viral.

Quanto à antirrábica, há duas doses na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), duas no Hospital São Sebastião Mártir e duas no Posto de Saúde Central.

A vacina contra hepatite B tem 14 doses, apenas no hospital.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido