Família Kothe ‘desbrava’ a América a bordo de Kombi

-

A paixão do empresário Cléo Kothe, de 68 anos, por carros antigos, vem da infância. Aprendeu a dirigir aos 15 anos, com uma Kombi, afinal, a família era grande e só cabia num modelo desses. Com o passar dos anos, começou a colecionar e, mais recentemente, tornou esse afeto um modo de aventura. A bordo de Kombis, ele realiza viagens com a família para países da América do Sul. Recentemente, visitaram a Argentina (cerca de 3,5 mil quilômetros) e o Chile (aproximadamente 5 mil quilômetros).

A primeira viagem foi junto com a esposa Janice, 63, dos filhos Marcelo, 41, e Amanda, 36, a nora Luana, 29, e o genro Augusto, 29. O veículo escolhido foi a ‘Lady Laura’, em homenagem à mãe Laura, uma Kombi de 1979, com motor de Fusca, adquirida em 2018. “Atravessamos desertos, estradas e paisagens incríveis. E, acredite, não vimos nenhuma Kombi igual no trajeto”, relembra Cléo. Ele explica a Kombi despertava curiosidade, as pessoas perguntavam sobre o veículo em todo o caminho.

Destino: Chile

Na última viagem, desta vez apenas na companhia de Janice, Amanda e Marcelo, o destino foi o Chile. Já que a distância é maior, o veículo escolhido foi a ‘Lady Jane’, dessa vez para homenagear a esposa Janice, outro modelo, esse de 2009 e comprado em 2022. Agora, com motor Volkswagen, ela rodou cerca de 1 mil quilômetros por dia e foram apenas três paradas no caminho, nas cidades argentinas de Santafé, Córdoba e Mendoza. “Revezamos na direção e nem precisamos parar muito”, destaca.

Segundo ele, com essa Kombi não tem perrengue, nenhum acidente e foi bem tranquilo, apesar do período com chuvas que enfrentaram. A curiosidade é que o grupo sofreu uma multa pela falta de extintor no veículo, que ainda é obrigatório na Argentina, país que atravessaram no caminho. “A ‘Lady Jane’ fazia 10,5 quilômetros por litro e chegava a 130 quilômetros por hora na autoestrada”, brinca.

Família aproveitou, também, a neve durante o trajeto (Foto: Arquivo Pessoal)

É um modelo bem confortável, segundo ele, que afirma preferir o veículo ao assento de um avião. “Quem diz que é uma viagem cansativa está mentindo. É um momento de apreciar a paisagem, conhecer novas cidades e se divertir”, diz. Poucas vezes o grupo parou para dormir ou fazer refeições. Com o conforto e espaço da Kombi, tudo era feito no local – ela é toda equipada, com cozinha, cama e banheiro. O próximo destino da família é o Ushuaia, um dos pontos mais ao Sul do mundo, na Argentina. “São 10 mil quilômetros até lá, precisamos estudar bem o clima e o trajeto. Nosso objetivo é viajar em janeiro”, projeta.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido