A interrupção no sistema causou filas na Farmácia Central, na manhã desta quinta-feira, 11. (Foto: Luana Schweikart)
A interrupção no sistema causou filas na Farmácia Central, na manhã desta quinta-feira, 11. (Foto: Luana Schweikart)

Desde ontem à tarde, a Farmácia Municipal, situada em anexo ao Posto de Saúde Central, está sem o sistema para distribuição de medicamentos para a população. O problema seria um equipamento de conexão que parou toda a rede da prefeitura. Na manhã da quinta-feira, 11, a equipe técnica de informática já estava no local para realizar os reparos. A previsão é que a volta do sistema ocorra ainda na tarde de hoje.

De acordo com a coordenadora de assistência farmacêutica, Natasha Artus, a distribuição teve de ser interrompida pois a equipe não pode dispensar medicamentos sem antes lançar os dados da pessoa no sistema. “Se anotarmos em um papel para depois lançar, é possível que as contas não fechem depois, é uma responsabilidade nossa”, explica.

Para Verônica Galdioli, 48 anos, a interrupção do sistema causa um grande transtorno para quem precisa das medicações. Verônica é moradora o bairro Cidade Nova e na manhã de hoje se deslocou até a Farmácia Municipal para pegar os medicamentos da filha, Heloísa, 18 anos, que faz tratamento para depressão. Embora Verônica ter sido surpreendida como sistema indisponível, ela destaca que a situação já ocorreu mais vezes. “O que dificulta é que hoje em dia temos horário para tudo, se não conseguir pegar o medicamento hoje, terei que voltar em outro dia”, relata.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate