A Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) promove no sábado, 10, a segunda edição da Feira de Saúde da entidade. O evento ocorre em frente ao Hospital São Sebastião Mártir das 9h às 12h e terá apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Além dos exames e testes rápidos, alunos do curso técnico de enfermagem da Unisc e diversos médicos estarão à disposição da comunidade para conversar e tirar dúvidas. “A Amva tem essa função de atualização com os associados, mas também deve se aproximar da comunidade para levar as informações científicas e explicá-las”, destaca a nova presidente da Amva, Jacqueline Froemming. Ela assumiu o cargo no mês passado.
Mas o que deve chamar atenção nesta feira de saúde é uma campanha para apoiar a doação de órgãos. Segundo a enfermeira Isabel Schmidt, o objetivo é tirar dúvidas e esclarecer alguns mitos em relação à doação. “Mesmo que muitas pessoas sejam doadoras, isso depende da palavra final da família. Infelizmente a recusa ainda é o grande limitador”, aponta Isabel, que é a coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital de Venâncio.
Para reforçar a campanha, haverá a presença de pacientes da hemodiálise do HSSM. Atualmente, cerca de 70 pessoas fazem esse tratamento em Venâncio Aires e 12 aguardam na lista de espera pelo transplante de rim.
Palestra
Nesta quarta-feira, 7, a Amva promove uma palestra sobre doação de órgãos, com o doutor Nelson Barbosa Franco Neto, de Lajeado. O evento é voltado para profissionais da área de saúde e ocorre no auditório da Unimed, a partir das 19h30min.