
Neste fim de semana, Venâncio Aires vive os dois últimos dias de programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O evento encerra neste domingo, 11, data de aniversário de 134 anos do município, e abrirá a contagem regressiva para uma nova edição da Festa com Sabor do Rio Grande, no próximo ano: a Fenachim 40 anos.
A proposta de realizar a 18ª edição em 2026 vem sendo discutida pela Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim) — entidade gestora — e pela Administração Municipal e pode ser anunciada ao público neste domingo, durante a cerimônia de aniversário e encerramento da festa. Além de garantir a realização do evento em um ano simbólico — os 40 anos —, também contribuirá para recuperar o calendário da festa, que sofreu uma lacuna em 2024, devido à enchente histórica registrada no ano passado. Criada em 1986, na gestão do ex-prefeito Almedo Dettenborn, a festa historicamente ocorre a cada dois anos, mas já sofreu, ao longo da história, mudanças no calendário, com espaçamentos que chegaram a três anos. Portanto, a se confirmar, a realização anual será inédita.
Nessa semana, ao avaliar a primeira etapa da Fenachim 2025, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, não escondeu o desejo da comissão organizadora e da própria Administração, de realizar mais uma Fenachim em maio de 2026. Durante entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, Jarbas disse que vem fazendo uma pesquisa ‘popular’ sobre o tema. “Eu estou fazendo entrevistas aleatórias na rua, com pessoas que estão transitando pelo parque, pessoas que não são só de Venâncio, mas também de fora, que nos visitam. Até agora, 100% da minha pesquisa foi favorável a ter uma Fenachim 40 anos”, revelou. “Os 40 anos em 2026 é uma data simbólica e entendo que um lapso de três anos é prejudicial para a Fenachim. A gente perde um trabalho de divulgação das nossas potencialidades”, justificou.
“Eu entendo que, com o tamanho que a Fenachim alcançou e a importância que representa na divulgação das nossas potencialidades, três anos é um lapso grande. Penso que ela precisa ser realizada no calendário original, que é bianual e em anos pares.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Novas soberanas
- O chefe do Executivo também antecipou que, nas próximas semanas, já inicia a organização do concurso de escolha das próximas soberanas, evento que por si só já começa a divulgar a próxima festa e o município.
Os últimos concursos foram realizados entre outubro e início de novembro, abrindo um período de, pelo menos, seis meses de divulgação da Fenachim. As eleitas irão suceder a rainha Marina Jantsch e as princesas Ana Flávia Dornelles e Larissa Maciel.
“Alcançamos um nível de excelência”
Para o chefe do Executivo, a Fenachim se tornou um modelo estadual. “Nós somos referência. Conversava com os prefeitos que fizeram visitas nessa última semana e vieram a Venâncio para conhecer a estrutura, para ver o que eles conseguem levar de ideias para as feiras desses municípios. Então, quando a gente começa a ser referência estadual no ponto de organização, entendemos que chegamos a um nível de excelência”, declarou. Ao creditar o sucesso da festa, Jarbas citou ainda a liderança de Vilmar de Oliveira (presidente-executivo) e Elmar Becker (presidente da Afenachim), junto com os coordenadores e as entidades apoiadoras. “Alcançamos um nível de excelência talvez comparável à Expodireto e à Expointer. Acredito muito que a organização da festa e o feedback que a gente vem recebendo de pessoas de fora nos remetem a um nível de excelência e mostram que estamos no caminho certo.”
Esse patamar da festa, segundo o prefeito, é fundamental na atração de novos patrocinadores. “Nós queremos, quem sabe no futuro, que os patrocinadores consigam investir para que a gente não precise nem cobrar ingresso de mais ninguém. Os patrocinadores vão investir em festas que são organizadas, que têm responsabilidade social, que têm sustentabilidade ambiental”, pontuou.
A parceria com a Afenachim e com as entidades parceiras, conforme ele, é fundamental para que o trabalho continue sendo realizado de maneira séria e transparente. “A gente está muito feliz pelo nível que a gente alcançou. A Fenachim 2025 é a melhor Fenachim de todos os tempos, não desmerecendo as demais”, destacou. Para a 17ª edição, a Prefeitura fez um aporte de R$ 1 milhão. Já o orçamento da festa é de R$ 2,8 milhões.
“É só a gente olhar para a programação que identificamos a grandiosidade da Fenachim. São eventos culturais, artísticos, esportivos, técnicos, uma programação que nenhuma outra festa tem. É uma festa comunitária, uma festa para a família, e, passados esses 39 anos, ela continua com o mesmo ideal. É essa essência que nos fez chegar aqui e que dá norte para o nosso trabalho.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Preparar o Parque do Chimarrão para o futuro
Durante a entrevista, Jarbas da Rosa revelou que há um planejamento, a médio e longo prazo, que inclui melhorias na infraestrutura do Parque Municipal do Chimarrão. Depois dos investimentos na parte elétrica, o próximo foco é a troca da rede hidráulica e de esgoto do Parque, o que, segundo o prefeito, exigirá um investimento alto. “A gente entende que pode avançar. Nós temos que fazer investimentos em algumas questões que são crônicas no Parque. Não dá para julgar o passado, a gente está aqui para preparar o Parque para o futuro”, disse ele.
Além de ser a sede da Fenachim, Jarbas observa que o Parque é o local de referência para inúmeros eventos que reúnem grande público, como o Festival de Balonismo, Festival Gastronômico, rodeios, motocross, entre outros. “Essas festas são fundamentais para que Venâncio Aires se consolide, cada vez mais, como um centro de eventos e o Parque como referência estadual pela sua infraestrutura”, completou. Além das melhorias na rede de água e esgoto, o prefeito citou que uma das propostas, para o futuro, é a construção de novos pavilhões no Parque.
“O Parque é um dos melhores lugares, se não o melhor parque, o mais completo de infraestrutura do Rio Grande do Sul.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires