A pouco mais de um mês para o início da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a possibilidade de atrações nacionais tem sido assunto das rodas de conversa. O mistério deve chegar ao fim na tarde de hoje.
A organização da festa reúne a imprensa, às 16h, para a divulgação de dois shows nacionais. Em entrevista à rádio Terra FM na manhã de ontem, a presidente da festa Cleiva Giovanaz Heck ressaltou para os comunicadores Binho Nunes e Daniel Heck que nunca foi o foco da organização a promoção de shows nacionais, por conta do alto custo, mas produtoras apresentaram possibilidades viáveis. “Uma produtora ofereceu uma proposta irrecusável fazendo com que pudéssemos ter dois shows nacionais em um formato diferente, fora do Poliesportivo”, afirma.
As apresentações serão realizadas no espaço que fica atrás do Ginásio Poliesportivo. A expectativa, segundo Cleiva, é conseguir reunir um público de 15 a 20 mil pessoas nos shows. “Espero que os shows atendam as expectativas da população”, ressalta. Ela afirma que além das apresentações nacionais, shows com músicos regionais e locais farão parte da programação cultural do evento.
DIVULGAÇÃO
A expectativa de público para a 15ª Fenachim é grande devido a quantidade de grupos de fora interessados em visitar o município durante a festa. Cleiva destaca que isso se deve ao incansável trabalho feito pelos festeiros – ideia inédita desenvolvida nesta edição. “Temos uma participação maciça dos festeiros em todos os eventos do nosso município e fora dele, a resposta deste trabalho já se mostra muito positiva”, diz.
A presidente afirma que já se pode dizer que a Fenachim 2019 é lucrativa devido aos tantos eventos programados que terão lucro revertido para causas sociais. “Teremos eventos em benefício da UTI Neonatal, é uma forma de retribuir à comunidade”.
MATEADA
A presidente da 15ª Fenachim destaca que no próximo domingo, 31, a comunidade poderá ter um ‘preview’, uma pequena amostra do que será a festa. Uma mateada será realizada no Parque Municipal do Chimarrão, a partir das 15h, com acesso gratuito ao público.
Na ocasião, serão apresentados os trajes oficiais das soberanas, rainha Lavínia Wachholz Naue e princesas Andressa Halmenschlager e Thaíse Fagundes. “Os trajes estão carregados de história e simbologia, eu apresentei a ideia e a estilista criou”, conta. Tanto o traje social quanto o típico foram desenhados pela estilista Luana Sehn, que também criou o modelo usado pelas candidatas no concurso a Soberana da Fenachim, realizado em novembro de 2018.
A mateada vai contar com a presença da Escola do Chimarrão, show com a banda Celebration Band, animação de DJ’s e atrações surpresas estão na programação. “É só levar a cuia, térmica e cadeira que a erva-mate e a água quente é por nossa conta”, convida. A 15ª Festa Nacional do Chimarrão será realizada de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio.
Acompanhe as plataformas digitais da Folha do Mate e saiba já na tarde de hoje quais as atrações nacionais da 15ª Fenachim. Acesse www.folhadomate.com. Nas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook e Twitter.