A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a liberação para o início das obras do crematório regional de Venâncio Aires. O empreendimento da Organização Kist será instalado no Cemitério Parque Jardim Bela Vista. Segundo o empresário José Luiz Kist, nesta segunda-feira a obra já deve ser iniciada e a estimativa é que em no máximo 60 dias seja concluída a estrutura que vai abrigar os fornos. “Já tenho todo o material para começar a obra. Como será feita com estrutura pré-moldada não vai demorar muito para concluir”, explica.
Inicialmente, será construído o pavilhão que vai abrigar os fornos para crematório. Em março do ano passado já começaram a chegar os equipamentos. O empresário explica que serão quatro fornos, sendo dois para humanos e dois para animais. Neste primeiro momento a equipe conta com dois fornos para o início dos trabalhos.
Assim que for concluída a obra do espaço dos fornos a Fepam deve fazer uma visita para testar os aparelhos. Com a autorização do órgão, que deve ser imediata, já será possível começar os trabalhos. “Acredito que em no máximo 90 dias podemos estar com o crematório em funcionamento”, comemora Kist.
Esta é a primeira fase das obras de instalação do Parque Jardim Bela Vista. Na sequência, serão feitas as instalações da estrutura para energia solar. O projeto também abrange a construção de auditório e capelas para velório e despedida. Ao todo, a estrutura terá 2000 m². A construção das demais dependências deve começar ainda neste ano e a estimativa é que demore um ano e dois meses para a conclusão. “O necessário agora é a estrutura que vai abrigar os fornos para que possa entrar em funcionamento, o restante temos mais tempo para fazer”, destaca.
DIVULGAÇÃOO prefeito Giovane Wickert comemorou a novidade nas redes sociais nesta sexta-feira. Ele agradeceu a equipe da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul pelo empenho para que o empreendimento finalmente saísse do papel.
PROJETO
O projeto das instalações de um crematório em Venâncio Aires existe desde 1998 e surgiu junto à ideia de criação do Cemitério Parque Jardim Bela Vista. A licença ambiental prévia para o crematório regional foi concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em novembro de 2016 e, agora, a liberação para início das obras foi oficializada restando apenas a licença para início das atividades após isso. Pela abrangência regional do serviço, o complexo poderá atingir os municípios do Vale do Rio Pardo e Taquari, Centro Serra e Região Central.